49ª Expofeira Paraíba Agronegócios começa neste domingo (18)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, abre, neste domingo (18), a 49ª edição da Expofeira Paraíba Agronegócios 2016, em João Pessoa. A mostra vai até 25 de setembro e deve reunir 15 mil pessoas. A aposta deste ano é o estímulo ao empreendedorismo rural e a inovação no campo. Meta que se reflete na programação e nos parceiros vinculados ao evento, Banco do Nordeste, Senar Paraíba e Sebrae, que na ocasião prestarão atendimento ao público com treinamentos e palestras. Empresas de consultoria e produtos agropecuários, além de revendas e concessionárias também estarão presentes.

O evento vai acontecer no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo Redentor. Durante os oito dias, o parque deverá acolher 1.700 animais de várias raças e estados brasileiros, entre caprinos, ovinos, bovinos e cães.

“O Governo do Estado tem compromisso com a feira agropecuária porque esse é um setor responsável por cerca de 30% do PIB da Paraíba ao longo de toda cadeia. Nesse número, a gente soma não só a produção no campo, mas também a comercialização de insumos, de veículos, tratores e todos os serviços diretamente ligados ao ambiente rural”, explica o secretário Rômulo Montenegro.

Ainda segundo o secretário, a expectativa para 2016 é superar os R$ 10 milhões em negócios do ano anterior. Para alcançar a meta, o evento conta ainda com três leilões entre os dias 22 e 24 de setembro. O primeiro será de caprinos e ovinos, promovidos pela Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco). No dia 23, será a vez do Leilão de Gado Sindi – Pompeu Borba. Por fim, a Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa) encerra a programação com leilão de gados Gir, Guzerá e Sindi. Um crescimento em relação a 2015, ano de retomada do evento, quando houve apenas um leilão.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa-PB), Mário Borba, essa é uma oportunidade de mostrar à sociedade a importância do setor. “O Brasil já foi dependente da importação de carne, café entre outros itens e hoje é um dos principais exportadores do mundo, um celeiro. Nós também fazemos parte disso. A Paraíba tem um excelente potencial genético de raças caprinas, bovinas, ovinas e esses leilões darão uma mostra disso”, adiantou.

O evento terá entrada gratuita e pretende atingir a população em geral, além dos produtores e trabalhadores rurais, para fortalecer e divulgar a importância do setor agropecuário na Paraíba. Para esse nicho, alguns atrativos são a praça de alimentação e artesanato, que também servirá de palco para uma diversificada programação cultural. Para a abertura do evento, no dia 18, já estão confirmadas seis atrações, entre grupos musicais, folclóricos e teatrais.

Programação – Durante a Paraíba Agronegócios 2016, haverá a IV Exposição Nacional de Cabras Leiteiras, que ocorrerá ao longo dos oito dias do evento, além do IV Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador, entre os dias 22 e 24 de setembro. A Paraíba Agronegócios 2016 também vai sediar III Copa Paraíba – Competição de Cães Agility, cujas apresentações já começam no dia 18 de setembro.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba vai oferecer palestras sobre apicultura, inseminação artificial de bovinos e manejo de solo. Além de orientação sobre o programa Negócio Certo Rural. Entre as atividades propostas pelo Sebrae estão palestras sobre Crédito Rural, cooperativismo e o uso e softwares na gestão de propriedades leiteiras.

Serviço:

O que: Expofeira Paraíba Agronegócios 2016

Quando: 18 a 25 de setembro

Onde: Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo – Cristo (João Pessoa/PB)

Quem: Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (Sedap-PB), em parceria com Faepa/Senar-PB, Sebrae, Banco do Nordeste do Brasil.

Fonte: Paraíba Tota

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.