Trump diz que China pode comprar petróleo do Irã

Trump diz que China pode comprar petróleo do Irã
Imagem: Canva

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta terça-feira que a China pode continuar a comprar petróleo iraniano depois que Israel e o Irã concordaram com um cessar-fogo, uma medida que a Casa Branca esclareceu não indicar um relaxamento das sanções dos EUA.

“A China agora pode continuar a comprar petróleo do Irã. Esperamos que eles também comprem bastante dos EUA”, disse Trump em uma publicação no Truth Social, poucos dias depois de ordenar o bombardeio de três instalações nucleares iranianas pelos EUA.

Trump estava chamando a atenção para o fato de o Irã não ter tentado, até o momento, fechar o Estreito de Ormuz para os navios petroleiros, já que um fechamento seria problemático para a China, o maior importador mundial de petróleo iraniano, disse um autoridade de alto escalão da Casa Branca à Reuters.

Estreito de Ormuz segue aberto, e China permanece ativa

“O presidente continua a pedir à China e a todos os países que importem nosso petróleo de última geração em vez de importar petróleo iraniano, violando as sanções dos EUA”, disse a autoridade.

Após o anúncio do cessar-fogo, os comentários de Trump sobre a China representaram outro sinal de baixa. Como consequência, os preços do petróleo caíram quase 6%.

Qualquer relaxamento da aplicação de sanções ao Irã marcaria uma mudança na política dos EUA depois que Trump disse em fevereiro que estava reimpondo pressão máxima sobre o Irã, com o objetivo de levar suas exportações de petróleo a zero, por causa de seu programa nuclear e financiamento de militantes em todo o Oriente Médio.

Trump sinaliza possível flexibilização nas sanções

Trump impôs ondas de sanções relacionadas ao Irã. As medidas atingiram várias das chamadas refinarias independentes “teapot” da China. Além disso, operadores de terminais portuários envolvidos na compra de petróleo iraniano também foram alvo das sanções.

“O sinal verde do presidente Trump para que a China continue comprando petróleo iraniano reflete um retorno aos padrões de aplicação frouxos.” A avaliação é de Scott Modell, ex-oficial da CIA. Atualmente, ele é presidente-executivo do Rapidan Energy Group.

Além de não aplicar as sanções, Trump poderia suspendê-las ou até mesmo renunciá-las. Essas sanções foram impostas por decreto ou com base nas autoridades concedidas a um presidente por leis aprovadas pelo Congresso.

Trump provavelmente não suspenderá as sanções antes das próximas rodadas de negociações nucleares entre os EUA e o Irã, disse Modell. As medidas proporcionam uma vantagem, dada a exigência de Teerã de que qualquer acordo inclua a suspensão permanente das sanções.

Fonte: Timothy Gardner | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!