A Síria restringe as exportações de azeite de oliva devido às previsões de redução da colheita

A Síria restringe as exportações de azeite de oliva devido às previsões de redução da colheita
Imagem: Pixabay

A produção de azeite de oliva na Síria está prevista para cair 50% na safra de 2023/24. Em resposta, o governo proibiu as exportações. A medida visa conter os aumentos de preços, conforme relatado pelo Olive Oil Times.

O primeiro-ministro sírio, Hussein Arnous, anunciou a proibição das exportações de azeite de oliva. Essa medida entrou em vigor em 1º de setembro, conforme o relatório de 14 de setembro.

De acordo com dados do Conselho Oleícola Internacional (COI), a Síria produziu 134,000 toneladas de azeite de oliva em 2022/23 e uma média de 131,000 toneladas / ano nos últimos cinco anos. Os dados do COI mostram que o país exportou 15,000 toneladas em 2021/22 e 24,000 toneladas em 2022/23.

No entanto, o Ministério da Agricultura confirmou que a safra de 2023/24 deveria produzir apenas 49,000 toneladas de azeite de oliva, Olive Oil Times escreveu.

Abeer Johar, diretor do escritório de oliva do Ministério da Agricultura, explicou que a redução na produção resulta de vários fatores. Isso inclui muitos produtores entrando em um ‘ano de baixa’ no ciclo natural de produção alternada da oliveira. Além disso, os impactos das mudanças climáticas também contribuíram para essa queda.

Tensões climáticas afetam produção de azeite de oliva na Síria e preços disparam

Em junho, o Fundo de População das Nações Unidas publicou um relatório. Ele apontou a seca e inundações no noroeste da Síria como grandes desafios. Esta área é crucial para a produção de azeite de oliva no país. Esses problemas não estão ligados a conflitos.

Se as previsões fossem precisas, a produção síria de azeite de oliva dificilmente cobriria o consumo doméstico, que o COI estimou em cerca de 100,000 toneladas nas duas temporadas anteriores, disse o relatório.

De acordo com Johar, do Ministério da Agricultura, a proibição das exportações limitaria mais aumentos de preços para os consumidores domésticos.

Os preços de varejo do azeite de oliva na Síria variam significativamente, dependendo da região. De acordo com Selina Wamucii, uma plataforma que conecta agricultores com consumidores, os preços de varejo do azeite de oliva no país variam de US $ 8.87 a US $ 24.75 / kg (€ 8.26 a € 23.05 / kg).

A economia do país vacilou significativamente devido a conflitos internos e outros fatores macroeconômicos, e esses preços relativamente altos colocaram o azeite de oliva fora do alcance de muitas famílias, Olive Oil Times escreveu.

De acordo com dados oficiais citados no relatório, a produção de azeitona beneficia 20% da população síria e os olivais compreendem 11.5% das terras agrícolas do país, fornecendo 28% da produção total de frutas no país.

Fonte: Oils & Fats International

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.