ABHB e Frigorífico Silva recebem visita técnica da CNA

A equipe do Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), recebeu na última terça-feira (15) a visita da inspeção técnica da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA). A vistoria foi realizada pelo Coordenador dos Protocolos de Adesão Voluntária de Rastreabilidade, Paulo Vicente Costa, no Frigorífico Silva, localizado em Santa Maria (RS), com o objetivo de observar os processos de certificação da Carne Hereford, de acordo com protocolo aprovado junto à CNA.

 

Acompanhado da Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, e do Coordenador da Plataforma de Gestão, Raoni Lopes, Costa verificou pela manhã o início do abate com os animais ainda nos currais e o trabalho dos certificadores na verificação dos lotes. Por fim, seguiram para o interior da unidade industrial, acompanhando abate e desossa. Já o turno da tarde foi dedicado à uma conferência documental junto à plataforma de gestão da CNA.

“Acompanhamos o serviço dos inspetores técnicos na verificação do padrão racial, classificação de gordura e cronologia dentaria. Na desossa verificamos a entrada das peças habilitadas dos animais classificados previamente no abate e o toalete dos cortes de acordo com os pedidos comerciais, cortes estes, que receberam o selo de certificação da Carne Certificada Hereford”, relatou Fabiana.

 

Protocolos de Adesão Voluntária

Cabe, por lei, à CNA, a gestão dos protocolos de adesão voluntária, que visem embasar a certificação oficial brasileira, sendo necessário que a empresa interessada em fazer menção à raça bovina nos rótulos de seus produtos comerciais tenha protocolo aprovado entre a CNA e a respectiva associação representativa da raça no Brasil. Os protocolos firmados indicam as garantias que serão repassadas ao Serviço de Inspeção, que autorizará a menção de Carcaças das raças Hereford e Braford na rotulagem das empresas que cumpram os requisitos constantes nos protocolos.

“A visita técnica foi muito importante”, relatou Raoni Lopes, ao destacar: “conseguimos demonstrar a transparência e a seriedade do processo de todos os elementos que envolvem a certificação, desde o recebimento do envio de lotes pelos produtores até a saída do produto final que chegará a mesa do consumidor”.

O programa Carne Pampa é pioneiro em certificação de carne no Brasil e é instituído pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), garantindo ao consumidor a qualidade e a suculência da carne proveniente das raças HB. Os produtos passam por um rigoroso controle de qualidade através do serviço de Inspeção Federal, garantindo também, portanto, uma carne saudável e manipulada sob rigorosas normas de higiene.

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários. *Estamos de férias coletivas e voltaremos às atividades dia 04/01/2024. Boas festas!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.