Abiove e Associação de óleos vegetais da Índia assinam memorando para fortalecer comércio entre os dois países

Abiove e Associação de óleos vegetais da Índia assinam memorando para fortalecer comércio entre os dois países
Imagem: Pixabay

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Solvent Extractor’s Association of India (SEA), assinaram memorando de entendimento para fortalecer as relações comerciais entre a Índia e o Brasil e facilitar o fornecimento de produtos da cadeia de soja ao país asiático. A celebração do acordo ocorreu no Seminário Internacional – Perspectivas e o Futuro da Índia e Brasil, realizado em Nova Délhi, e contou com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A SEA é a maior organização dedicada ao óleo vegetal da Índia. A entidade conta com mais de 700 associados e trabalha com agências governamentais, indústrias e importadores para o desenvolvimento do setor no país.

“A Índia é um mercado muito importante para os produtos brasileiros e enxergamos um grande potencial a ser fortalecido. Na última década, o comércio de óleo de soja entre os dois países cresceu significativamente. André Nassar, presidente da Abiove, expressou seu desejo de continuar contribuindo para o desenvolvimento do setor. Ele assinou o memorando junto com Ajay Jhunjhunwala, presidente da SEA, visando a troca de experiências e uma maior proximidade entre as entidades dos dois países.

Acordo estratégico entre Índia e Abiove para fortalecer comércio de óleo de soja e oleaginosas

O documento prevê que os dois países, por meio de suas associações, realizem reuniões periódicas entre importadores da Índia e exportadores do Brasil. Além disso, promovam a troca de informações sobre produção, capacidade e oportunidades que surjam entre os membros associados.

Eles também têm como objetivo fortalecer as relações entre os dois países com a realização de visitas, workshops e conferências. A cooperação abrangerá o fornecimento, uso e comércio de grãos, óleo e farelo de soja, além de outras oleaginosas, visando aumentar o valor agregado dos produtos.

Outra iniciativa prevista é a viabilização de uma plataforma institucional para promoção de parcerias público-privadas e a redução de barreiras ao comércio de sementes oleaginosas e seus produtos. Além disso, será promovido o intercâmbio tecnológico para aumentar a produtividade e facilitar a cooperação científica.

A Índia é o maior importador de óleos comestíveis do mundo. Afinal, a entrada de cerca de 15 a 16 milhões de toneladas do produto ao ano demonstra a sua significativa demanda por óleos comestíveis. Aliás, o óleo de soja desempenha um papel fundamental nesse cenário. O óleo de soja é responsável por cerca de 4 milhões de toneladas deste montante, a maior parte proveniente da América Latina.

Quando se analisa a origem desse óleo, constata-se que o Brasil é o segundo maior fornecedor para a Índia. Pois, ele responde por 39,5% do óleo de soja comprado pela Índia entre janeiro e setembro deste ano.

Por outro lado, a Argentina se destaca como o principal exportador para a Índia, contribuindo com cerca de 50% do volume importado pelo país asiático. Isso ocorre devido às relações comerciais estabelecidas entre os dois países.

Fonte: Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.