Abitrigo diz que suspensão de imposto sobre importação é positiva e tem componente político



Por: Pixabay


Porto Alegre, 12 de maio de 2022 – O presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Rubens Barbosa, disse à Agência SAFRAS que a redução a zero da tarifa sobre importação de trigo e de farinha de trigo até 31 de dezembro já era esperada e é positiva para a indústria. “Fizemos uma solicitação ao ministério duas ou três semanas atrás e foi o que aconteceu”.

Na manhã da última quarta-feira, Barbosa concedeu entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, quando disse que faria contato com o ministério para cobrar uma posição. No final da tarde de ontem, em novo contato após a notícia da suspensão do imposto, o dirigente comentou a coincidência e disse que vê “um componente político” na medida. “O presidente [Bolsonaro] está preocupado com a inflação”.

Conforme o presidente-executivo da Abitrigo, agora é “bem-vinda” a preocupação do governo com o aumento de preços dos derivados do trigo, que são importantes produtos de consumo pela população brasileira. “O trigo e o arroz são os mais importantes alimentos na mesa do brasileiro”, salientou.

{module Form RD}

A medida foi anunciada na tarde da quarta pelo Ministério da Economia. O governo federal, por meio do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex), priorizou itens que têm maiores impactos sobre a cesta de consumo de camadas mais pobres da população, a fim de ajudar no combate à inflação, considerando mercadorias que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Na entrevista concedida pela manhã, Barbosa lamentou que o governo não tenha levado adiante, em 2019, a Política Nacional do Trigo, apresentada pela Abitrigo ao Ministério da Agricultura. “O setor precisa do apoio do governo para uma série de demandas. Infelizmente, não houve um pensamento estratégico de médio e longo prazo; cuida-se sempre dos problemas imediatos, que aparecem em épocas de crise como a pandemia e a guerra na Ucrânia”.

A redução a zero do imposto alivia em 9% o custo de importação do trigo, mas não elimina a alta do produto. “O Brasil compra muito no exterior e o preço lá fora continua muito alto. O abastecimento não está ameaçado. O problema é o custo. E se a guerra continuar, o custo do trigo vai aumentar”, projetou.

Letec

O trigo, a farinha de trigo, bolachas, biscoitos e outros produtos de padaria, pastelaria e indústria de biscoitos foram incluídos na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec). A Letec é um instrumento de alteração tarifária previsto no Mercosul, que permite aos países membros do bloco aplicar tarifas de importação diferentes daquelas previstas na Tarifa Externa Comum (TEC). As alterações da Letec são de caráter temporário e excepcional, sempre considerando os fatores conjunturais para sua utilização.

Por: SAFRAS & MERCADO

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.