#AboissaEverywhere: 2ª Edição do World Peanut Meeting

#AboissaEverywhere: 2ª Edição do World Peanut Meeting
Imagem: Aboissa Commodity Brokers

A segunda edição do Encontro Mundial do Amendoim, conhecido como World Peanut Meeting, teve lugar em Córdoba, Argentina, de 18 a 21 de março, reunindo mais de 350 participantes de 40 países. Nossa equipe, representada pela especialista em óleo de amendoim, Melinda Rodrigues, marcou presença para avaliar as tendências de mercado e reforçar laços com clientes e parceiros.

Córdoba lidera a exportação mundial de amendoim e ganha reconhecimento não apenas pelo volume exportado, mas também pela qualidade do seu produto, o qual o mercado europeu valoriza altamente.

O evento foi organizado pela Câmara de Amendoim da Argentina, uma entidade que reúne 20 empresas processadoras e produtoras de amendoim, além de indústrias e prestadores de serviços ligados ao setor.

”A primeira edição ocorreu em 2021, no formato online, devido às restrições impostas pela pandemia”, explicou Melinda. ”Nesta segunda edição, que foi presencial, fiquei muito satisfeita com as oportunidades de networking e com a participação no dia de campo. Além disso, a Câmara apresentou um formato inovador, proporcionando aos participantes uma verdadeira imersão na cultura argentina ao longo dos quatro dias de evento”, comentou.

Tendências e desafios

O evento proporcionou uma análise abrangente da oferta e demanda globais, apresentando dados dos principais países produtores e exportadores, que indicam um cenário de oferta satisfatória até o momento. A demanda por amendoim e seus derivados em todo o mundo continua em um ritmo positivo, com especial destaque para a pasta de amendoim, também conhecida como “peanut butter”, já amplamente popular nos Estados Unidos e com potencial de expansão em outros países, em linha com a tendência global por produtos mais saudáveis e sustentáveis.

Por outro lado, no caso do óleo de amendoim, cujo principal mercado consumidor é a China, observa-se uma redução na demanda em comparação com anos anteriores. “A China já importou uma quantidade significativa e, com uma boa safra local, conseguiu suprir suas necessidades internas. Além disso, os elevados preços do óleo de amendoim no mercado internacional, somados à crise econômica enfrentada pelo país, levaram os consumidores chineses a buscar alternativas mais acessíveis, como o óleo de girassol, que também é saudável e tem metade do custo”, explicou Melinda.

Atualmente, a indústria de esmagamento de amendoim no Brasil enfrenta desafios decorrentes do descolamento de preços de grão, óleo e farelo; isto é, enquanto a matéria-prima se encontra a preços elevados, devido a seca que atingiu algumas regiões do estado de São Paulo, os preços de óleo e farelo apresentaram queda, tornando extremamente apertadas ou até mesmo inviáveis as margens para o esmagamento.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.