Adapec sacrifica 30 suínos transportados ilegalmente

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), durante uma fiscalização de rotina nesta segunda-feira, 5, na barreira fixa de Talismã identificaram uma carga de  animais sem as documentações zoossanitárias e transporte irregular. A ação resultou em multa de R$ 1.872,64 ao condutor e na apreensão e sacrifício de 30 suínos, uma vez que são procedentes do estado do Pará, declarado como não livre da Peste Suína Clássica (PSC), ficando assim, proibido o ingresso dessa espécie animal no Tocantins, que é considerado livre internacionalmente da doença.


 
O fiscal agropecuário da Adapec, Cecílio Reis, explicou que no momento da abordagem o condutor da carga apresentou uma Guia de Transito Animal (GTA) de 45 bovinos. Porém, ao fazerem a conferência verificaram que haviam 52 bovinos, 30 suínos e sete equinos. “Sendo assim, sete bovinos, sete equinos estavam desacobertados das documentações. O condutor retornou a origem com os bovinos, acompanhado pela barreira volante da Agência até a divisa do Pará. Os equinos ficaram com um fiel depositário para realização de exames de Mormo e Anemia Infecciosa Equina. Mas os suínos tiveram que ser apreendidos por serem proibidos de transitarem no Estado”, afirmou.
 

 
De acordo com a diretora de defesa, inspeção e sanidade animal Adapec, Regina Barbosa, a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nº 25 de 19/07/2016 prevê a proibição de trânsito de suídeos de zona não livre para área considerada livre. Além disso, a IN nº 6 de 2004, determina que animais interceptados no interior da zona livre de PSC deverão ser apreendidos e sacrificados. “O condutor tentou burlar a legislação, mas nossos fiscais foram atentos e conseguiram identificar as irregularidades”, destaca.

 

 
O presidente da Adapec, Humberto Camelo, ressaltou a importância das ações realizadas nas barreiras fixas e volantes para impedirem a entrada e a movimentação de animais que possam colocar em risco a sanidade do Estado. “Para conseguirmos o status de zona internacionalmente livre da Peste Suína Clássica, em 2016, foi um trabalho árduo, que levou muitos anos, por isso temos toda a atenção em resguardar o plantel de suídeos”, ressaltou.

 

 
PSC

 

 

É uma doença viral, altamente contagiosa que acomete os suídeos, podendo determinar quadros de febre, hemorragias  múltiplas  e  alta  morbidade  e  mortalidade. Os suínos e os javalis são os únicos reservatórios naturais do vírus da Peste Suína Clássica (PSC).
 
As principais formas de transmissão são: contato direto entre animais (secreções, excretas, sêmen, sangue), entrada de animais no plantel sem controle; propagação por pessoas, utensílios, veículos, roupas, instrumentos  e agulhas; utilização de restos de alimentos sem tratamento térmico adequado na alimentação dos animais; infecção transplacentária. 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.