Nesta quarta-feira (15), a Amaggi anunciou o início do teste de uso de biodiesel puro, o B100, em sua frota fluvial. Portanto, este marcou a primeira vez na história do Brasil que uma embarcação é totalmente movida por esse tipo de combustível.
O empurrador “Arlindo Cavalca” partiu no último sábado (11) de Porto Velho (RO), com destino a Itacoatiara (AM), transportando 25 barcaças graneleiras. Ademais, a embarcação percorrerá os rios Madeira e Amazonas em uma viagem teste, incluindo os trechos de ida e volta. Afinal, o percurso deverá durar em média 225 horas (cerca de 10 dias), com um consumo aproximado de 120 mil litros de B100.
A empresa prevê que a medida resultará em uma redução de aproximadamente 99% nas emissões de CO2, conforme o GHG Protocol.
O uso do biodiesel B100 integra a estratégia de negócio da Amaggi, que tem assumido papel de pioneirismo em relação à utilização do biocombustível, tanto por seu potencial econômico quanto por ser mais sustentável”, disse em nota o presidente-executivo da companhia, Judiney Carvalho.
No início de abril, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) concedeu permissão para a operação com biodiesel B100.
Além disso, a empresa informou que deve começar a usar o B100 nas próximas semanas no maquinário agrícola da Fazenda Sete Lagoas, em Diamantino (MT), em parceria com a fabricante John Deere.
Ademais, caminhões adaptados para rodar com o B100 também usarão o biocombustível, formando uma frota de 100 veículos que adquirimos da Scania, já uma das maiores frotas do país dedicada ao agro e movida exclusivamente com biodiesel B100.
Fonte: Datagro