Anvisa abre consulta pública sobre reavaliação de agroquímicos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) abriu Consulta Pública (CP n° 313) para receber sugestões externas a respeito da atualização de seus procedimentos administrativos de reavaliação toxicológica de agroquímicos. Representantes da sociedade civil e cidadãos terão 60 dias para enviar suas contribuições a partir do último dia 24 de fevereiro de 2017, quando foi publicada a medida no Diário Oficial da União (DOU).

 

A área técnica da Anvisa afirma que a norma atualmente vigente (RDC n° 48/ 2008) será revogada porque já não atende às necessidades da agricultura brasileira, bem como prejudica a efetividade das reavaliações toxicológicas realizada pelo órgão. Eles apontam diversas limitações, tais como a falta de definição de critérios para priorização de ingredientes ativos, além da ausência de procedimentos mais detalhados para a atividade. 

 

De acordo com a Anvisa, um dos pontos mais importantes é a definição de critérios para a seleção dos ingredientes ativos que deverão ser submetidos à reavaliação. A norma prevê ainda a publicação de uma lista dos ingredientes ativos selecionados para reavaliação “com a devida antecedência, de forma a dar maior previsibilidade à sociedade, ao setor produtivo de agrotóxicos e aos usuários desses produtos. Dessa forma, os usuários e o setor produtivo terão mais tempo para iniciar a busca de alternativas aos ingredientes ativos que poderão sofrer restrições ou proibição após reavaliação”. 

 

 

As contribuições à Consulta Pública poderão ser enviadas apenas por meio do uso de um formulário eletrônico, sem uso de e-mail. Correspondências físicas só serão aceitas em casos extremos, nos quais o cidadão não tenha acesso à internet. A Anvisa vai aceitar sugestões internacionais, que poderão ser encaminhadas para o endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Assessoria de Assuntos Internacionais (AINTE), SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.

 

No encerramento do prazo de Consulta Pública, no próximo dia 2 de Maio de 2017, a Agência vai analisar as contribuições e redigir a proposta final que será enviada à Diretoria Colegiada para votação. 

Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.