Argentina: Macri aposta no trigo transgênico

O presidente da Argentina, Maurício Macri, marcou uma reunião surpresa com lideranças agrícolas do setor público e privado do país para tratar de assuntos relacionados ao lançamento de uma variedade de trigo geneticamente modificado. A atitude contrariou uma declaração da Secretaria da Agroindústria de que essa variedade não seria lançada, visto que poderia prejudicar as exportações do cereal. Antes da reunião, ninguém no setor privado sabia exatamente o motivo do chamado. Mas o presidente Macri decidiu conhecer em primeira mão tudo sobre o caso do trigo HB4, uma cultura transgênica desenvolvida pela empresa nacional de biotecnologia Bioceres para a tolerância à seca, e a conveniência de liberá-la ou não. 

Fontes do portal eFarmNewsAr.com disseram que o Presidente Macri fez muitas perguntas e prestou atenção a cada resposta. Ele se absteve de emitir um julgamento ou opinião, mas todos entenderam que o presidente queria se envolver no caso. “Foi uma rica troca de ideias”, disse a fonte.

Existem dois lados no embate sobre a aprovação ou não do trigo transgênico, os que querem e os que não querem serem os primeiros a lançar a variedade. Segundo o portal o presidente Macri teria ordenado aos presentes que chegassem a uma solução que harmonizasse os avanços da ciência local com o fluxo comercial que preserva as exportações e os mercados de trigo. 

Participaram da reunião o secretário da Agroindústria, Luis Miguel Etchevehere, o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (INTA), Juan Balbin; o presidente do Grupo Los Grobo, Gustavo Grobocopatel; o presidente da Bioceres, Federico Trucco; o presidente da indústria de moagem de trigo, Diego Cifarelli; o líder da cadeia do trigo (Argentrigo), David Hughes; e o chefe de assessores de Etchevehere, Santiago del Solar, entre outros.

Fonte: Agrolink | Autor: Leonardo Gottems
 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.