Avicultura gaúcha avalia impactos causados pela crise climática

Avicultura gaúcha avalia impactos causados pela crise climática
Imagem: Canva

Cerca de 70 representantes da avicultura gaúcha e do governo do Estado participaram da reunião virtual promovida pela Organização Avícola do RS (O.A/RS). Com o objetivo de atualizar a situação do setor após mais de 30 dias de enfrentamento à crise meteorológica que atingiu o Rio Grande do Sul desde o começo de maio, o encontro on-line ocorreu na manhã da sexta-feira (7/6). Aliás, o balanço mais recente da avicultura gaúcha registra perdas acima de R$250 milhões, incluindo aves de corte e poedeiras, material genético, estrutura, entre outros.

O presidente executivo da O.A/RS, José Eduardo dos Santos, mostrou as iniciativas do setor, que tem buscado viabilizar linhas de financiamento compatíveis para indústrias avícolas de todos os portes, encaminhando pleitos para o governo do Estado e federal, sendo o último por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Estamos buscando crédito com garantia para indústrias, cooperativas e produtores, além de acompanhar as ações emergenciais que o BNDES deve implementar”, afirma Santos. O dirigente salientou o esforço do Estado, mas realçou a urgência para concessão de financiamento para a retomada das atividades após perdas tão expressivas. “Precisamos desse mecanismo para seguir nosso trabalho, que coloca o Estado em posição de destaque no mercado exportador e produtor nacional e mundial, movimentando a economia e gerando emprego e renda”, explicou.

Lideranças gaúchas se mobilizam pela avicultura

O presidente do Conselho Diretivo da O.A/RS, Nestor Freiberger, ressaltou a necessidade do trabalho conjunto. “É o momento de deixar as divergências de lado e nos unirmos por um bem maior, que é a avicultura gaúcha”, disse.

O secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, respondeu as questões do setor e enfatizou que o Estado está trabalhando a fim de obter as melhores condições para os setores produtivos como a avicultura. Ademais, Marcio Madalena, da Seapi, destacou a importância crucial do elo agroindustrial na reestruturação produtiva do setor.

Ao fim da reunião, Santos adiantou que novas reuniões serão marcadas para alinhar as demandas. Além disso, pretende-se contextualizar cenários e buscar soluções que possam contribuir para uma retomada mais consolidada do setor.

Fonte: Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.