O suprimento de azeite de oliva da Europa está se esgotando após a seca

O suprimento de azeite de oliva da Europa está se esgotando após a seca
Imagem: Adobe Stock

Os suprimentos de azeite de oliva na Europa estão quase esgotados. Isso ocorre devido ao clima extremo que afetou as colheitas pelo segundo ano consecutivo, conforme relatou o The Guardian. A previsão é de mais escassez.

A Europa – o maior produtor do mundo – disse que está tendo que importar suprimentos da América do Sul para acompanhar a demanda, de acordo com o relatório de 28 de setembro.

“Hoje é quase fisicamente impossível comprar azeite de oliva. Está esgotado “, disse Walter Zanre, executivo-chefe do braço britânico da empresa de azeite de oliva Filippo Berio.

De acordo com o Conselho Oleícola Internacional, a produção global de azeite de oliva está prevista para cair. Espera-se que o volume caia para 2,4 milhões de toneladas. Esse número é menor do que a colheita do ano passado. Além disso, está significativamente abaixo da demanda mundial, que é de cerca de 3 milhões de toneladas. Essa redução na produção ocorreu devido à seca e às ondas de calor que afetaram o principal produtor, a Espanha.

Colheitas reduzidas na Europa levam a importações e aumentos de preços

O clima extremo em outras regiões importantes de cultivo, incluindo Grécia, Itália e Portugal, bem como Turquia e Marrocos, agravou a crise, escreveu o The Guardian.

Zanre afirmou que a empresa tinha estoque para atender as demandas de entrega. No entanto, teve que importar azeite do Chile. Foi necessário cobrir a lacuna antes da chegada da colheita deste ano, que inicia em outubro. Isso ocorreu devido à escassez de suprimentos no atacado em toda a Europa.

A colheita deste ano foi significativamente menor que o habitual. A Espanha espera produzir 750,000 toneladas, em comparação com as 660,000 do ano anterior. No entanto, esse número ainda está muito abaixo dos volumes típicos dos últimos anos, que costumavam ser cerca de 1.3 milhão de toneladas, como relatado.

O The Guardian escreveu que as colheitas ruins combinadas com o aumento dos custos de energia e mão de obra afetaram as rendas dos agricultores, segundo eles.

Espera-se que a Grécia produza apenas 200.000 toneladas este ano. Isso representa um terço a menos do que no ano passado. Essa queda é atribuída ao calor extremo e a problemas com infestações de moscas-das-frutas, conforme indicado no relatório.

Manolis Yiannoulis, chefe da associação interprofissional grega de azeite de oliva, disse que os consumidores estavam vendo aumentos de preços de “mais de 100%”.

“Estamos vendo as taxas de produção sendo cortadas pela metade este ano “, disse Yiannoulis. “O desequilíbrio entre a demanda e a oferta já levou a aumentos de preços muito grandes.”

Temores de escassez de azeite de oliva na Espanha elevam os preços e forçam suspensão das exportações por países

Os fabricantes detêm apenas cerca de 115,000 toneladas de estoque de azeite de oliva disponível na Espanha, de acordo com analistas do grupo de dados de commodities Mintec, contra o uso mensal de cerca de 60,000 toneladas.

“Se esse ritmo de esgotamento persistir, os especialistas do mercado alertam que o suprimento de azeite de oliva pode se esgotar antes da chegada de novas colheitas, que tradicionalmente começam na Espanha por volta de outubro “, disse Kyle Holland, analista de azeites comestíveis da Mintec.

Os temores de escassez aumentaram os preços no atacado, por exemplo, o custo do azeite de oliva extra virgem da Andaluzia, no sul da Espanha, subiu para € 8.45 / kg (US $ 8.89 / kg) em setembro, mais do que o dobro do preço do ano passado e o mais alto já registrado na Espanha com base em dados de preços em mais de 20 anos, escreveu o The Guardian.

A situação provocou um aumento de 47% nos preços de varejo nos principais supermercados do Reino Unido, de acordo com analistas da Assosia.

As expectativas da Itália de produzir até 350.000 toneladas também foram afetadas pelo clima extremo, segundo o relatório.

Diante desse cenário, a Tunísia, a Turquia e a Síria suspenderam recentemente as exportações de azeite de oliva em uma tentativa de controlar os aumentos de preços, escreveu o The Guardian.

Fonte: Oils & Fats International

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários. *Estamos de férias coletivas e voltaremos às atividades dia 04/01/2024. Boas festas!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.