“Bioinsumos são fundamentais para sustentabilidade dos sistemas de produção”, diz secretário Pedro Leonardo Rezende

“Bioinsumos são fundamentais para sustentabilidade dos sistemas de produção”, diz secretário Pedro Leonardo Rezende
Imagem: Pixabay

Representantes de nove países latino-americanos, europeus e asiáticos conheceram, nesta quinta-feira (23/11), detalhes sobre a produção sustentável de grãos em Goiás. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, acompanhou o grupo em visita a Jataí, no Sudoeste Goiano, e apresentou um panorama do agronegócio goiano. Ele enfatizou as ações do Governo de Goiás para estimular práticas amigáveis ao meio ambiente, como a utilização de insumos biológicos. Os integrantes das missões diplomáticas de Argentina, Bélgica, Canadá, Costa Rica, Filipinas, França, Hungria, Itália e Portugal também conheceram a fábrica de bioinsumos da Solubio, empresa que é referência no tema.

Em sua apresentação, Rezende destacou os resultados que o agronegócio goiano tem alcançado e fez uma menção especial à diversificação da produção agropecuária na região de Jataí. Ele citou ainda os benefícios da produção e utilização de bioinsumos, lembrando que Goiás foi o primeiro estado brasileiro a instituir um programa específico sobre o tema. “Os bioinsumos são fundamentais para proporcionar sustentabilidade aos sistemas de produção, reduzir custos e principalmente diminuir a dependência de produtos de base química, muitos deles importados e sujeitos às oscilações do mercado internacional”, disse.

O secretário também enumerou os segmentos em que o agro goiano se destaca nacionalmente e ressaltou o potencial de expansão da produção agrícola no Estado. “Goiás pode até dobrar sua área agrícola apenas convertendo passagens degradadas, sem que haja necessidade de abertura de nenhuma nova área de proteção permanente. Essa é uma característica que poucos estados têm. E isso já tem ocorrido, principalmente nas regiões do Vale do Araguaia, Norte e Nordeste. Temos observado uma substituição gradual das áreas de pastagens degradadas por áreas agrícolas”, afirmou.

Recepção destaca avanços na agricultura sustentável e inovação tecnológica com bioinsumos

O prefeito de Jataí, Humberto Machado, participou da recepção aos embaixadores e assessores das nove representações diplomáticas. Ele deu boas-vindas aos visitantes. “Nós somos um país que tem agricultura evoluída, atingindo produtividade em destaque mundial. Estamos, analogamente, atacando agora nos bioinsumos, que são esperança pra humanidade”, discursou.

Em nome dos representantes estrangeiros, Delphin Jamme, agente de Desenvolvimento Econômico da Embaixada da França no Brasil, expressou anteriormente agradecimento pela receptividade. Ele também compartilhou sua impressão positiva do que presenciou.“O que vimos aqui foi um exemplo muito bom de sustentabilidade e de inovação. Na França não existe algo assim, então pra nós é fenomenal ver isso aqui”, declarou.

Também participaram da visita: Joseph Gerard B. Angeles (embaixador das Filipinas); Stanley Gomes (conselheiro da Embaixada do Canadá); Joana Leal (conselheira agrícola da Embaixada de Portugal); Norman Lizano Ortiz (embaixador da Costa Rica); Cristian Rondán (assessor) e Javier Dufourquet (adido agrícola da Embaixada da Argentina); Geert Van Dessel (primeiro-secretário da Embaixada da Bélgica), Gianluca Cicchiello (primeiro-secretário da Embaixada da Itália), Gabriella Mándy (adida comercial e econômica e primeira-secretária da Embaixada da Hungria).

Felipe Baptista (COO), Luiz André Diaz Bacelo (diretor comercial) e Leandro Colognese (co-fundador e diretor Industrial) representaram a direção da Solubio. Rafaela Vendruscolo (gerente ESG) e Paulo Roberto do Santos (diretor comercial) também estiveram presentes. Assim como Dagon Ribeiro (CEO Biotechland).

Fonte: Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.