Maior bolsa de óleo de palma do mundo mira futuros de óleo de soja

Maior bolsa de óleo de palma do mundo mira futuros de óleo de soja
Imagem: Pixabay

A Bursa Malaysia Derivatives Exchange (BMD) é conhecida por seus futuros líquidos de óleo de palma bruto. Um funcionário sênior da bolsa anunciou planos para lançar futuros de óleo de soja no primeiro trimestre do próximo ano.

A bolsa está trabalhando na finalização das especificações do contrato. Isso será concluído este ano. O contrato será lançado no início de 2024. Mohd Saleem, diretor do mercado de derivativos da Bursa Malaysia, afirmou isso.

“Há muita negociação entre o óleo de palma e o óleo de soja. Isso provavelmente resultará em uma maior sinergia na cobertura de riscos sob um único teto”, disse ele.

CME Group, que se fundiu com CBOT, oferece o contrato futuro de óleo de soja mais líquido, usado pelo setor como referência.

Os movimentos de preço do óleo de palma, do óleo de soja, do óleo de girassol e do óleo de colza dependem das tendências de preço de outros óleos comestíveis concorrentes.

Atualmente, traders e refinarias protegem seus riscos em vários óleos comestíveis em diferentes plataformas de negociação.

A BMD lançaria primeiro o contrato de óleo de soja e, posteriormente, poderia lançar contratos para outros óleos comestíveis, como o óleo de girassol, disse ele.

Bolsa da Malásia busca atrair negociadores de óleo de soja e óleo de palma

A Indonésia e a Malásia são os principais exportadores de óleo de palma. A Argentina, o Brasil e os Estados Unidos são os principais exportadores de óleo de soja, enquanto a Rússia e a Ucrânia concentram a maior parte dos embarques de óleo de girassol.

A BMD pode atrair agentes que negociam o spread de preços do óleo de soja e do óleo de palma. Por conseguinte, eles preferem contratos em ringgits,” afirmou Sandeep Bajoria. Ele é o executivo-chefe do Sunvin Group, uma empresa de consultoria e corretagem de óleos vegetais com sede em Mumbai.

“Os contratos de óleo de soja na CBOT e na Dalian Commodity Exchange são altamente líquidos. Não será fácil para a BMD atrair um grande volume”, disse ele, entretanto.

A decisão da Índia de suspender o comércio futuro de óleo de palma e de soja tem levado mais traders indianos a protegerem seus riscos na BMD, além disso.

A Índia, o maior importador mundial de óleos comestíveis, suspendeu em dezembro de 2021 a negociação de contratos de derivativos das principais commodities agrícolas. Assim, o volume de comércio de óleo de palma na BMD aumentou nos últimos três anos devido à volatilidade causada pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia, a iniciativa da Indonésia de restringir as exportações e as mudanças feitas pela Índia na estrutura de tarifas, disse Saleem.

Os volumes agora voltaram aos níveis normais, mas ainda estão mais altos do que os níveis pré-Covid-19, disse ele.

Fonte: Rajendra Jadhav | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.