Para atingir um patamar mínimo necessário, o Brasil precisaria investir nada menos que US$ 300 bilhões em sua malha rodoviária nos próximos 15 anos. A projeção é do estudo “Infraestrutura Rodoviária no Brasil”, elaborado pela Bain & Company e divulgado pela Datagro.
Esse investimento deveria ser focado na construção de 20 mil quilômetros de rodovias, aumentando a densidade do País para 4,2 km por cada mil km² de território. Com isso seriam conectadas 22 capitais e cinco fronteiras comerciais. Nos últimos três anos o Brasil construiu cerca de três mil quilômetros de rodovias – uma densidade de 1,7 km por cada mil km² de território de estradas.
Para se ter uma ideia da defasagem, este número é seis vezes menor do que o dos Estados Unidos (10,6 km por cada mil km²), que é um dos maiores concorrentes do Brasil no agronegócio. Fica também muito abaixo da China, que tem 10,9 km por cada mil km² de território.
“Em grande parte, isso depende das concessões, já que locais com maior PIB per capita e corredores com potencial de pedágio representam mais de 70% da malha proposta. E nas demais regiões, acreditamos que as Parcerias Público-Privadas (PPPs) representam uma excelente alternativa que deve ser aplicada principalmente ao Norte do País”, destaca Fernando Martins, autor do estudo.
Fonte: Agrolink