China vê multilateralismo como chave para comércio global

Imagem: Canva

A China disse nesta quarta-feira que as negociações comerciais com os Estados Unidos foram um passo importante para reduzir as lacunas, mas o que é realmente necessário é o multilateralismo “indispensável” para encontrar uma saída para a turbulência do comércio global.

“Embora as negociações bilaterais possam, às vezes, funcionar, a China acredita que o multilateralismo é a escolha inevitável e definitiva para enfrentar os desafios globais”, disse a missão da China na Organização Mundial do Comércio em comunicado em reunião do Conselho Geral da OMC em Genebra.

“Precisamos encontrar a saída”, acrescentou.

Trégua comercial entre China e EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma série de tarifas recíprocas em abril, que atingiram a China e dezenas de outros países. Elas ocorreram antes das negociações entre os parceiros comerciais, marcadas para 12 de maio, com o objetivo de aliviar as tensões sobre os desequilíbrios comerciais.

A China e os Estados Unidos anunciaram uma trégua comercial, com os EUA reduzindo as tarifas extras impostas à China de 145% para 30%, enquanto a China reduziu suas taxas de 125% para 10%.

Apelos por estabilidade e reformas na OMC

Na sessão do conselho da OMC nesta quarta-feira, a China pediu que os Estados membros estabilizem as relações comerciais e ancorem as medidas comerciais de acordo com as regras da OMC.

“Tarifas unilaterais e a ameaça de ‘tarifas recíprocas’ são como adicionar combustível ao fogo, o que é simplesmente errado. Uma ordem econômica e comercial internacional aberta, estável e baseada em regras atende aos interesses comuns de todos”, disse a China.

Os EUA pediram aos membros que resolvam o que chamaram de falhas nas relações comerciais. Segundo eles, essas falhas causaram enormes déficits comerciais. Também solicitaram que o sistema da OMC seja urgentemente reformado.

“O sistema de comércio multilateral, da forma como está sendo construído atualmente, não tem sido capaz de lidar com os sérios desafios que o sistema enfrenta”, disse um comunicado dos EUA. A declaração acrescentou que os membros da OMC não abordaram os graves desequilíbrios comerciais e certas políticas que descreveu como contrárias aos princípios da OMC.

Quarenta e sete membros apoiaram um comunicado solicitado por Cingapura e Suíça na reunião. O documento reafirma o compromisso desses países em apoiar o sistema de comércio multilateral. Esse apoio está fundamentado em regras claras e acordadas entre os membros.

Fonte: Olivia Le Poidevin | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.