Novembro: Chuvas abaixo da média em áreas do Centro-Norte do país e excesso no Sul

Novembro: Chuvas abaixo da média em áreas do Centro-Norte do país e excesso no Sul
Imagem: Pixabay

O mês de novembro ainda será marcado pela irregularidade das chuvas em parte do país, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Sob influência do El Niño, o Inmet prevê a permanência das chuvas no Sul do Brasil e tempo mais seco em áreas do Norte e Nordeste do país.

De acordo com o mapa de previsão de anomalias de precipitação, na faixa oeste do Rio Grande do Sul pode registrar até 75mm acima da média esperada para o mês. Preveem-se chuvas significativas nas mesmas áreas da região norte do Paraná. Nas demais regiões do Sul do Brasil, meteorologistas preveem chuvas com volumes entre 10mm e 50mm acima da média para o mês.

O modelo também sinaliza o retorno de chuvas mais significativas no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. No primeiro caso, a previsão é de volumes expressivos para o centro-leste do estado. Na faixa central do estado de São Paulo, espera-se as chuvas mais significativas.

Previsão de chuvas irregulares e seu impacto na safra em diferentes regiões do Brasil

O Inmet prevê chuvas para Minas Gerais e Espírito Santo. Em algumas áreas com volumes acima da média, mas também mostra a condição para irregularidade na distribuição nos dois estados.

Chama atenção a irregularidade das chuvas em Mato Grosso e Goiás, assim como o risco de volumes abaixo da média em áreas do Norte e Nordeste do país.

Em Mato Grosso, a irregularidade pode trazer impactos no desenvolvimento da soja. Em algumas áreas do estado os volumes podem ficar até 50mm abaixo do esperado para o mês. Já a faixa leste pode ter acumulados acima das expectativas. Em Goiás, de modo geral, as chuvas podem ter entre 10mm e 50mm acima do previsto para o mês.

“Em grande parte do Brasil Central, o retorno gradual das chuvas será importante para a recuperação do armazenamento de água no solo, especialmente em áreas do norte de Mato Grosso e de Goiás, bem como para o início da safra de grãos. Já em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais e de Goiás, a umidade no solo será suficiente para atender as fases iniciais da safra 2023/24”, afirma a previsão.

Matopiba antecipa desafios com previsão abaixo da média e impactos na safra inicial

Para o Matopiba, entretanto, a tendência é de volumes pouco abaixo da média em todos os estados. Os baixos volumes de chuva previstos continuarão a manter os níveis de água no solo baixos. No entanto, em áreas do sul do Tocantins e extremo oeste da Bahia, haverá uma ligeira recuperação da umidade no solo.Essa condição poderá impactar a evolução do plantio e desenvolvimento inicial dos cultivos de primeira safra que já estão em andamento”, afirma.

Imagem: Inmet

O Inmet publicou informações sobre as temperaturas médias no Brasil. Previsões indicam que em muitas regiões, incluindo Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, as temperaturas médias podem ultrapassar 28ºC. Essas projeções apontam, por conseguinte, para temperaturas acima da média no país. Vale ressaltar que a ocorrência de dias consecutivos com chuva nas regiões Sul e Sudeste, contudo, pode amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 24°C.

Imagem: Inmet

Fonte: Virgínia Alves | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.