Chuvas beneficiam floração da soja

Chuvas beneficiam floração da soja
Imagem: Adobe Stock

Neste começo de semana, chuvas bastante abrangentes são previstas sobre o Brasil, especialmente no eixo Noroeste/Sul, cobrindo boa parte do Centro-Oeste com possibilidade de chuvas volumosas.

Algumas áreas do país devem experimentar pancadas com até 40 mm. A configuração prevista indica a atuação de uma frente fria na costa da região Sul, alinhada com os corredores de umidade que saem da região tropical.

Em setores com uma maior presença de nebulosidade, espera-se uma redução das temperaturas máximas, mas o calor será a regra em boa parte do país.

A temperatura ótima para a floração da soja é entre 20 e 30°C, sendo esse estádio crucial para determinar o potencial produtivo das lavouras, que resulta na formação de vagens e, consequentemente, na quantidade de grãos por planta.

Por outro lado, áreas do nordeste do Brasil seguem com o predomínio de tempo firme, apesar de algumas instabilidades isoladas e passageiras em setores do oeste da região.

Chuvas beneficiam floração da soja

Região Norte:

Chuvas migram ao Centro-Sul; Norte tem tempo seco
Com o deslocamento das chuvas em direção ao centro-sul do país, as condições para chuvas diminuem em grande parte da região norte. Contudo, são esperadas chuvas melhor distribuídas sobre o Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins. Nestes setores, a maior presença de nebulosidade deve reduzir as temperaturas máximas. Já em áreas do norte da região norte, como Roraima, o predomínio será de tempo seco.

Região Nordeste:

Corredores de Umidade Impactam Chuvas no Oeste do Nordeste
A presença de corredores de umidade na região central do Brasil deve manter as condições propícias para chuvas intensas em partes do oeste do Nordeste, especialmente nas áreas de cultivo de soja no oeste da Bahia, Maranhão e Piauí. Nessas áreas, espera-se que os volumes de chuva variem entre 5 e 15 mm, principalmente nas regiões mais úmidas. Apesar disso, as áreas do leste do Nordeste apresentam menores chances de precipitações. Caso ocorram, espera-se que sejam de baixa intensidade e curtíssima duração. Já as temperaturas permanecerão elevadas em todas as áreas, acompanhadas de baixa umidade relativa do ar, particularmente ao norte do Piauí.

Região Centro-Oeste:

Chuvas volumosas previstas para MT e MS; Goiás irregular
Chuvas bem distribuídas sobre a região são esperadas. Isso deve garantir condições de chuvas volumosas e mais abrangentes sobre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com acumulados variando entre os 20 e 40 mm. Em Goiás, espera-se uma maior irregularidade dessas instabilidades. Em relação às temperaturas, as chuvas ajudam a reduzir o calor, então, mantendo os termômetros mais próximos dos 30°C no período da tarde, especialmente em setores com maiores probabilidades de chuvas, como norte de Mato Grosso do Sul e região central de Mato Grosso.

Região Sudeste:

Corredores umidade e padrão verão trazem chuvas fortes no Sudeste
Os corredores de umidade seguem em atividade na região, mas é o padrão de verão quem deve garantir as condições de chuvas sobre boa parte do Sudeste. Essas chuvas podem ocorrer a qualquer momento do dia, com maior intensidade e probabilidade durante a tarde. Contudo, apesar da maior variação de nebulosidade, prevê-se temperaturas elevadas na região, o que resultará em uma sensação de abafamento.

Região Sul:

Frente fria traz chuvas e temperaturas variadas no Sul
A presença de uma frente fria, mantém as condições de chuvas em boa parte da região sul. As instabilidades devem distribuir-se bem ao longo do dia, com volumes variando entre 15 e 30 mm, na média das projeções. Pontualmente, sobretudo no sul de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, podem-se superar esses valores. O amanhecer será ameno na fronteira sul e nas serras catarinense, porém a tarde deve ter temperaturas elevadas, especialmente ao norte do Paraná e Oeste Catarinense, o que pode reforçar as instabilidades.

Fonte: Gabriel Rodrigues e Aline Merladete | Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.