CIMB estabelece metas científicas para o setor de óleo de palma

CIMB estabelece metas científicas para o setor de óleo de palma
Imagem: Pixabay

O grupo de serviços financeiros da Malásia, CIMB Group Holdings Berhad (CIMB), estabeleceu metas com base científica para o setor de óleo de palma como parte de seu plano de descarbonização, conforme relatado pela Eco-Business.

O quinto maior banco do Sudeste Asiático tinha como objetivo reduzir as emissões de seu portfólio de palma em 16%, para 1,52 toneladas de CO²/tonelada de óleo de palma certificado (CPO) até 2030, como indicado no relatório de 28 de novembro.

Isso equivaleria a uma redução de 2% ao ano nas emissões, de acordo com o banco.

A meta do CIMB baseou-se na orientação da Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência (SBTi) para florestas, terras e agricultura, incluindo as emissões de Escopo 1 e 2 de clientes de plantação e moagem, e as emissões de Escopo 3 de clientes que adquirem cachos de frutas frescas (FFBs) de fornecedores, conforme descrito pela Eco-Business.

CIMB estabelece metas para financiamento sustentável no setor de óleo de palma

O setor de palma cobre aproximadamente 3% do total de empréstimos brutos do grupo CIMB e envolve principalmente os clientes do banco na Malásia e na Indonésia, os dois maiores países produtores de óleo de palma do mundo, de acordo com o relatório.

As novas metas do CIMB estão alinhadas com seu compromisso de Não Desmatamento, Não Turfa e Não Exploração (NDPE) lançado em 2022. Esse compromisso envolve clientes com novas plantações conduzindo uma avaliação de Alto Valor de Conservação (HCV) e comprometendo-se com a conservação de HCV e áreas de turfa antes de limpar a terra para o plantio, conforme relatado.

A empresa comprometeu-se a mudar para óleo de palma sustentável certificado (CSPO) e adotar melhores práticas agrícolas. Também busca reduzir emissões de gases de efeito estufa e aprimorar relatórios de emissões. A empresa enfatizou que seus clientes de óleo de palma têm responsabilidade na proteção dos direitos das comunidades locais, trabalhadores e pequenos agricultores.

Entretanto, é relevante notar que nenhum dos clientes do CIMB é composto por pequenos agricultores, representando 40% do setor em volume de produção na Malásia e na Indonésia, conforme o relatório.

Os pequenos agricultores têm enfrentado dificuldades para obter acesso a financiamento acessível para cultivar de forma mais sustentável, conforme destacado pela Eco-Business.

Bancos na Ásia exploram alternativas para apoiar pequenos produtores de óleo de palma na certificação de sustentabilidade

Carolyn Lim, gerente sênior de comunicações corporativas da Musim Mas, uma empresa de óleo de palma, manifestou à Eco-Business sua esperança. Ela deseja que os bancos ponderem sobre o microfinanciamento para apoiar os pequenos agricultores em seus esforços de replantio.

O CIMB informou à Eco-Business que os pequenos proprietários normalmente trabalham em áreas rurais e “geralmente não fazem parte de nossa base atual de clientes”. Como resultado, o único contato do banco com os pequenos proprietários é através de seus grandes clientes corporativos que compram FFBs deles, conforme relatado.

O banco está nos estágios iniciais de engajamento com seus clientes de óleo de palma. Eles buscam apoiar pequenos proprietários na obtenção da certificação de sustentabilidade. Além disso, a empresa explora formas de impulsionar a certificação por meio de financiamento da cadeia de suprimentos vinculado à sustentabilidade para fornecedores corporativos de pequenos proprietários.

Aida Greenbury, consultora de sustentabilidade do sindicato indonésio SPKS, sugeriu que os bancos apoiem pequenos proprietários com subsídios e investimentos de impacto a juros baixos. Essa ajuda, em parceria com grandes clientes de óleo de palma do banco, pode facilitar a adoção de melhores práticas pelos pequenos proprietários.

Fonte: Oils & Fats International

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.