Colheita do milho é retomada



Imagem: Pixabay


Houve a retomada da colheita das lavouras maduras a partir do dia 11/06, e o índice de colheita alcançou 97% da área cultivada. Contudo, o produto colhido apresentou umidade acima do ideal. As lavouras implantadas em final de janeiro apresentaram maior proporção de grãos avariados e ardidos. Prosseguiram a adesão de produtores e a realização de reserva de sementes de milho no programa Troca-Troca do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, articulados pelo STR e pelas prefeituras.

Algumas cultivares já estão esgotadas. Na regional da Emater/RS Ascar de Bagé, a colheita na Campanha apresentou pequeno avanço, condicionado pela sequência de dias nublados e pela alta umidade relativa do ar. Os produtores aguardam redução da umidade dos grãos, porém, em função do longo período em que as plantas estão a campo após a maturação, aumenta a incidência de fungos na espiga. Alguns produtores buscaram serviços terceirizados de colheita, pois poucos.  possuem plataformas específicas para o milho, e a colheita com plataformas de soja adaptadas resulta em grandes perdas, com necessidade de repasse manual.

Na de Erechim, a colheita está finalizada. Os produtores iniciaram o processo de planejamento da próxima safra e apontam elevação de 60% no custo de produção, com estimativa de 6,5 a 7,0 mil reais por hectare, dispendidos entre sementes, insumos e mãode-obra. Na de Soledade, apesar da melhoria do tempo no final de semana, a colheita do milho continuou suspensa pelo excesso de umidade nos grãos. A ocorrência de baixas temperaturas e de tempo firme favoreceu a sanidade das espigas.

Na regional de Santa Rosa, restam 6% para ser colhido. A ocorrência de temperaturas negativas mudou o destino de parte das lavouras de safrinha, que inicialmente foram cultivadas para a produção de grãos, mas, no momento, estão sendo cortadas para a confecção de silagem de planta inteira.

{module Form RD}

Comercialização (saca de 60 quilos)

Conforme o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o preço da saca de milho teve redução de -0,40, de R$ 84,11 para R$ 83,77. 

Milho silagem

Houve avanço significativo no corte de lavouras destinadas à silagem, mesmo naqueles casos que não atingiram o ponto ideal de massa seca, pois a formação de geadas provocou a requeima de folhas, e a manutenção de plantas a campo diminuiria ainda mais a qualidade do material ensilado. Estima-se a finalização da operação de ensilagem no Estado.

A produtividade estimada é de 35 t/ha, representando redução de 35% na projeção inicial. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, a ensilagem das lavouras de milho foi concluída na Campanha e em pequenas lavouras da Fronteira Oeste, onde foi realizado o plantio tardio após o retorno das chuvas. Apesar dos registros pontuais de danos causados pelas geadas, as produtividades foram significativamente maiores em comparação com as lavouras da primeira época de plantio – entre setembro e novembro.

A qualidade também foi melhor, com uma proporção de grãos próxima ao ideal. Na de Santa Rosa, houve intensa operação de corte, pois, em função da ocorrência de temperaturas muito baixas, as lavouras inicialmente destinadas a grãos não conseguiram finalizar o ciclo sem prejuízos. Essa estratégia permitiu que os produtores de leite compensassem os volumes perdidos ou utilizados durante o período de estiagem.

Por: AGROLINK 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.