Comercialização da soja avança em abril e atinge 80,6% em 2019/20 e 28,2% em 2020/21 no Brasil

A comercialização da safra 2019/20 de soja no Brasil atingiu 80,6% da produção esperada até o dia 8 de maio, com 97,72 milhões de toneladas, superando o recorde de 2016 de 67,7%, e também acima da média histórica de 60,1%, segundo levantamento mensal da Consultoria DATAGRO. Os produtores acompanharam preços impulsionados pelo câmbio durante abril. No último levantamento, os negócios estavam em 71,5%. A comercialização antecipada da safra 2020/21 também registrou avanço e chegou a 28,2% da produção.

“O esperado comportamento positivo médio dos preços foi confirmado, e novamente com sobras, com novos recordes alcançados. E a forte melhora das cotações, gerada especialmente pela explosão da taxa de câmbio, e também com prêmios firmes, fez com que os produtores retomassem o interesse de venda. Aproveitando um momento de forte interesse comprador, notadamente com destino à exportação”, explica Flávio Roberto de França Junior, coordenador da DATAGRO Grãos.

Os dados de negócios da safra 2020/21 de soja, com 28,2% de compromissamento antecipado pelos produtores brasileiros, também mostram um recorde para o período, ficando muito superior ao anterior de 12% de 2016 e da média de cinco anos de 6,7% da produção. No último mês, os negócios atingiam 19,9%. Considerando o exercício estatístico com projeção de produção da safra nova em 128,90 milhões de t, teríamos 36,39 milhões de t comercializadas antecipadamente pelos produtores brasileiros

Comercialização do milho no Brasil

A comercialização do milho de verão da safra 2019/20 no Centro-Sul do Brasil também avançou forte nas últimas semanas e atingiu 66,4% da produção esperada até o dia 8 de maio, segundo a Consultoria DATAGRO. Esse fluxo de negócios fica acima da média histórica de 47% e representa um avanço de mais de 18 pontos percentuais ante abril (48,2%), com negócios generalizados, principalmente na primeira parte do mês, antes dos preços entrarem em queda.

As vendas da safra de inverno 2020 no Centro-Sul do país avançaram para 56% levando em conta os dados das últimas semanas. Embora em ritmo menor do que os negócios com a safra de verão, a comercialização com a safra de inverno está mais avançada em relação aos 44% de igual momento do ano passado e da média de cinco anos 42%. Mas atrás do pico de 2016 de 59%. No mês anterior, o percentual compromissado pelos produtores atingia 51%, segundo números revisados pela DATAGRO.

Fonte: DATAGRO

LEIA TAMBÉM:

{module 441}

{module 442}

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.