Como vai a safra de soja pelo Brasil?



Imagem: Pixabay


As últimas informações referente a cultura da soja são animadoras para alguns estados brasileiros. De acordo com o Boletim de Progresso de Safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Mato Grosso, a colheita está chegando ao fim, concentrada principalmente na região Leste, e as produtividades alcançadas têm sido consideradas ótimas pelos agricultores. Em Goiás, a colheita avança em todas as regiões, com boa qualidade de grão e ótimas produtividades sendo alcançadas.

Em contrapartida, a situação não é a mesma em todos os estados. No Rio Grande do Sul, a colheita avança lentamente, pois a maioria das áreas ainda não estão em condições para a trilha. Além disso, as lavouras apresentam grande variação e as chuvas ocorridas não foram suficientes para reverter o quadro da quebra de safra.

{module Form RD}

Em Minas Gerais, a semana mais seca ajudou no avanço da colheita, enquanto no Paraná, o clima mais seco da última semana permitiu um grande avanço na colheita. Apesar de avarias nos grãos terem sido relatadas, a maioria da soja colhida apresenta boa qualidade e produtividade acima do esperado. Em Santa Catarina, a colheita avança com excelentes resultados.

No Maranhão, a colheita foi encerrada nos Gerais de Balsas e está iniciando no Centro e Leste do estado. No Piauí, boas produtividades vêm sendo alcançadas na maioria das áreas. Na Bahia, as condições climáticas foram favoráveis à colheita e às lavouras em maturação. No Pará, a colheita está perto do fim no Sul e Sudoeste.

Os produtores que já encerraram suas operações em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul estão colaborando com os mais atrasados, o que demonstra a solidariedade entre os agricultores brasileiros em momentos de dificuldade na safra.

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 19 a 25 de março de 2023

Em relação à colheita da safra atual, houve um aumento importante em relação à semana anterior, alcançando 69,1% em 12 estados do país, mas ainda mais lento do que o ritmo registrado na safra anterior.

O estado com maior progresso é Mato Grosso, que já concluiu 99,2% da colheita, seguido por Mato Grosso do Sul, com 90,0%.

No entanto, alguns estados ainda apresentam um avanço abaixo do registrado na safra anterior, como Santa Catarina, que avançou apenas 10,0% na última semana, e Rio Grande do Sul, que atingiu apenas 5,0% de avanço.

Em geral, o avanço da colheita e a produtividade alcançada até o momento sinalizam uma safra positiva para a maioria dos estados, com destaque para Mato Grosso e Goiás. No entanto, o acompanhamento da safra ainda é necessário para avaliar possíveis impactos climáticos e outros fatores que podem influenciar a produção.

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.