Conab confirma produção recorde de grãos no país

A produção de grãos no país será mesmo um recorde. Está estimada em 250,5 milhões de toneladas, ou seja, ou 8,5 milhões de t (3,5%) a mais do que o colhido em 2018/19. Os dados foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta terça-feira (9). 

O 9º Levantamento da Safra 2019/2020 aponta que a área semeada foi de 65,6 milhões de hectares, com crescimento de 2,3 milhões de hectares (3,6%) sobre a safra passada.

Com a colheita finalizada praticamente em todas as culturas de primeira safra, e as de segunda em andamento, o que falta agora é a conclusão do plantio das culturas de inverno e os números resultantes da terceira safra. Além disso, será necessário observar o comportamento climático, que pode influenciar na produtividade destas culturas.

Soja nas alturas

A safra da oleaginosa vai muito bem e a produção é um recorde de 120,4 milhões de toneladas, 4,7% a mais do que na safra passada. Foram semeados 36,8 milhões de hectares, alta de 2,7%. O maior produtor segue sendo o Mato Grosso, com área superior a 10 milhões de hectares e 35,4 milhões de toneladas, crescimento de 9,2%.

O estado que teve maior crescimento em produção foi o Paraná, passando de 16,2 milhões de toneladas para 20,7 milhões de toneladas, elevação de 27,8%. Já o Rio Grande do Sul amargou os impactos de uma severa estiagem, tendo queda significativa de 43.4%, índice maior do que o projetado anteriormente. 

Milho valorizado

Já o milho total, somatório da primeira, segunda e terceira safras chega ao recorde de 101 milhões de toneladas, com uma área de 18,5 milhões hectares. A produção nas três safras devem alcançar, respectivamente, 25,4 milhões de toneladas, 74,2 milhões de toneladas e 1,33 milhão de toneladas. No cereal a liderança também é do Mato Grosso, com 34,2 milhões de toneladas, uma alta de 9,5%. No Rio Grande do Sul também se repetiu a maior queda, de 31,8%, fechando em apenas 3,9 milhões de toneladas, quase dois milhões a menos.

Depois de se firmar como uma opção rentável para os produtores que aproveitam melhor a janela de plantio na segunda safra, começa a surgir a terceira safra de milho na região da Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia). A estimativa para este ano é uma colheita de 1,3 milhão de toneladas.

Outros grãos

A colheita de arroz está próxima do fim e sua produção está estimada em 11,1 milhões de toneladas, 6,5% superior ao volume produzido na safra passada. A produção de feijão chegará a 3,07 milhões de toneladas, 1,9% superior ao obtido em 2018/19. 

Finalmente, nas culturas de inverno, o trigo têm boas perspectivas, com um crescimento de 6,7% na área a ser cultivada e a produção devendo chegar a 5,7 milhões de t, dependendo do comportamento climático.

Fonte: Agrolink

LEIA TAMBÉM:

{module 441}
{module 442}

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.