Cultivo sustentável da palma na região amazônica é feito a partir do trabalho de mulheres

Cultivo sustentável da palma na região amazônica é feito a partir do trabalho de mulheres
Imagem: Pixabay

O cultivo da palma de óleo, também conhecida como dendezeiro, na região amazônica brasileira, tem origem pelas mãos das mulheres. Elas são responsáveis pelo plantio das sementes de palma, dos cuidados nos viveiros e atividades agroindustriais do Grupo BBF (Brasil BioFuels). Mais de 800 mulheres são empregadas pela companhia em todas as áreas, da agrícola à industrial, nas unidades do grupo, que mantém operações no Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre e São Paulo.

As árvores gigantes, que atingem cerca de 15 metros de altura e dão cachos de frutos frescos de 12 kg, aproximadamente, nascem de pequenas e frágeis sementes que precisam ser plantadas em área com sombra e irrigação constante. As mudas geradas por essas sementes ficam em viveiros, em ambientes controlados, em que recebem todos os tratos culturais necessários para se fortalecerem antes de irem para o campo.

Uma das mulheres que atuam nessa área é a venezuelana Gerardini Garcia, líder agrícola que atua na planta do Grupo BBF, localizada em São João da Baliza, no interior do estado de Roraima. Gerardini é responsável por garantir que as mudas de palma estejam aptas para plantar no campo definitivamente, seguindo o ciclo de vida delas, gerar frutos e recuperar áreas degradadas da Floresta Amazônica. “Foi o Grupo BBF que abriu suas portas para mim e para a minha prima. Foi uma oportunidade de conhecimento e de mudança de vida. De colaboradora a líder, Gerardini lidera equipe agrícola com 32 mulheres.

Raio X

A maioria das mulheres empregadas no Grupo BBF estão nas unidades da empresa no Pará (64%), seguido de Roraima (26,32%). As mulheres ocupam postos de trabalhos, principalmente, na área agrícola, gestão de pessoas, administrativa e industrial.

Colaboradoras do Grupo BBF, em sua maioria do Norte, têm segundo grau e ensino superior, com idades entre 24 e 41 anos, ocupando diversas áreas. “Percebo que aqui no Grupo BBF a empresa prioriza o potencial do funcionário e não o gênero, possibilitando assim o crescimento de ambos. Mulheres como Kaline Oliveira equilibram eficientemente trabalho, estudos e maternidade, destacando-se na carreira de Analista de Planejamento e Controle de Manutenção.

O Grupo BBF, líder na região Norte, emprega diretamente 6 mil pessoas e, indiretamente, 18 mil, destacando-se assim pela significativa geração de empregos. A companhia cultiva palma de forma sustentável, o que não apenas gera empregos, mas também promove o desenvolvimento socioeconômico em diversas regiões do Brasil. Esta abordagem ressalta a importância do Grupo BBF no estímulo à economia local e na promoção de práticas ambientais responsáveis.

“As operações do Grupo BBF dependem diretamente da mão de obra humanizada. Por isso, valorizamos muito o mercado de trabalho local, principalmente de mulheres que aceitam o desafio de atuar dentro do nosso cultivo. Milton Steagall, CEO do Grupo BBF, destaca o papel crucial das agricultoras em várias posições dentro da empresa, reconhecendo sua importância.

Fonte: Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.