Definidos os jurados das raças Hereford e Braford da 40ª Expointer

Faltando um pouco mais de dois meses para o início da 40ª Expointer, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) já definiu os jurados que avaliarão as raças em 2017. No Hereford, a Mostra contará com a apreciação do técnico Pedro Brasil, que soma mais de 50 anos de experiência na raça. Para o Braford, o jurado escolhido será o Inspetor Técnico credenciado pela ABHB Luiz Rafael Lagreca, há 32 anos trabalhando com a Entidade.  

 

“Dois profissionais ímpares para a nossa Entidade, responsáveis por desenvolver há anos um grande trabalho em prol do Hereford e do Braford, promovendo não só o crescimento das raças, como também o fomento da pecuária brasileira”, informou Felipe Azambuja, Gerente de Operações da ABHB. O processo iniciou pelos Núcleos Regionais, que indicaram sugestões ao Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Entidade, que por sua vez realizou votação entre os membros e encaminhou os nomes para apreciação final da ABHB.

 

Raça Hereford
Trata-se da segunda vez que o Dr. Pedro Brasil irá avaliar a raça Hereford em uma edição da Expointer. “Como técnico, é uma realização profissional receber esta deferência dos criadores e da Entidade”, agradeceu ele ao informar que buscará nos exemplares avaliados as condições raciais intrínsecas do Hereford, conhecido pela sua eficiência na produção a pasto e pelo sabor e maciez de sua carne, sem deixar de considerara a adaptabilidade aos mais diversos ambientes, docilidade de manejo e alta longevidade.
 
Os reprodutores possuem alto libido e excelente aproveitamento no salto, têm esqueleto forte, boa massa muscular e andar desenvolto com passadas equilibradas. “Estarei buscando animais carniceiros, sempre procurando olhar em um touro as condições de produção. Nos novilhos, a alta capacidade de ganho de peso e carcaças de elevado rendimento”. Para obter isso, explica Brasil, os animais precisam obedecer ao conceito de “Bosman”, ou seja, “o touro precisa ser grande sem ser grande”.  
 
O especialista julgará, também, a capacidade dos reprodutores em cobrir vacas, bem como a integridade dos órgãos genitais. Nas fêmeas, procurará exemplares  que demonstrarem alta capacidade de aleitamento e feminilidade.
 
Raça Braford

 

 

Aclamado entre os criadores, Luiz Rafael Lagreca está lisonjeado em poder contribuir em mais importante momento. “Meu carinho e agradecimento aos criadores que me escolheram. Tenho um amor especial pela família ABHB”.
 
As mais de três décadas atuando como Inspetor Técnico conferiram a Lagreca sabedoria única na raça, conhecida por reunir em um só animal a fertilidade, habilidade materna, precocidade, bom temperamento, volume e qualidade da carne do Hereford com a capacidade de adaptação aos trópicos, resistência aos ectoparasitas e as altas temperaturas, rusticidade e rendimento de carcaça dos zebuínos, além do benefício indiscutível da heterose, que qualifica ainda mais sua carne.
 
O macho Braford é extremamente fértil, viril e precoce, adaptando-se muito bem às condições de reprodução a campo. Detentor de excepcional massa muscular; é incomparável na missão de produzir bezerros. 
 
“Vou procurar direcionar o Braford para a produção de seleção genotípica. Buscaremos animais produtivos, com acabamento e bons índices”. Nas fêmeas, avaliará a capacidade de produção de terneiros. “Não quero musculosidade nas fêmeas. Vamos buscar animais com bons aparelhos mamários”.
 
Na sua 40º edição, a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários acontece neste ano entre os dias 26 de agosto e 03 de setembro, no tradicional Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, RS.
 

 

 

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.