Dia de campo apresenta agricultura de precisão para grãos no SEALBA

A Embrapa e parceiros de pesquisa e desenvolvimento promoveram na terça-feira (22) um dia de campo para apresentar as mais recentes e avançadas soluções tecnológicas para agregar valor à cadeia produtiva de grãos na fronteira agrícola que engloba Sergipe, Alagoas e Bahia (SEALBA).

 

Cerca de 130 pessoas, entre produtores, engenheiros-agrônomos, assistentes técnicos e extensionistas, professores e alunos de ciências agrárias e agentes públicos municipais, estaduais e federais compareceram ao evento, realizado no Campo Experimental Jorge Sobral, em Nossa Senhora das Dores, Médio Sertão Sergipano.

Para ver a galeria completa de imagens do evento na rede social Flickr, clique aqui.

A atividade compreendeu estações tecnológicas apresentadas pela Embrapa e as empresas parceiras no projeto de pesquisa coordenado pelo pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Edson Patto – Syngenta, Yara, Tecnoparts e Invento Geosoluções – esta última incubada no Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec).

 

 

Tecnologias

Os visitantes viram apresentações e tiraram dúvidas sobre as tecnologias trabalhadas por cada organização parceira da pesquisa. A Syngenta apresentou ‘Biotecnologia e sistema de produção de milho’, mostrando o potencial agronômico de suas cultivares no campo. A Yara falou sobre seus ‘Programas nutricionais’, apresentando a sua gama de fertilizantes mais avançada para a cultura do milho.

A Invento Geosoluções exibiu drones e aeronaves não tripuladas de asa fixa, com o tema ‘Geotecnologias aplicadas à agricultura de precisão. Os agentes da empresa demonstraram tecnologias como a que ajusta equações para recomendação em tempo real de doses de nitrogênio em função do NDVI (Normalized Difference Vegetation Index, em inglês), obtido por meio de imagens aéreas com câmeras multiespectrais e outros tipos de sensores.

 

 

 

Dentro do tema ‘Sensores ópticos: aplicação de taxa variável’, a Tecnoparts levou ao campo equipamentos de precisão para análise de solo e aplicação de alta precisão de nutrientes como o nitrogênio nas doses exatas e nos locais onde há necessidade.

A Embrapa apresentou ‘Alternativas para formação de cobertura morta no Sistema de Plantio Direto’, com uso de sistemas integrados com pastagem e outras alterativas.

Resultados

O chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manoel Moacir Macedo, ressaltou  a importância das instituições públicas e privadas atuarem em parceria para o avanço do conhecimento no meio agrícola e em todas as outras áreas. “Essa articulação de pesquisa é extremamente importante, bem como a sua divulgação por meio de eventos como este dia de campo. Se tudo correr dentro do planejado, estaremos apresentando os primeiros resultados da colheita em dezembro, num grande evento em Aracaju”, adiantou.

Para Edson Patto, o evento excedeu todas as expectativas, e demonstra o grande potencial para desenvolvimento e aplicação de tecnologias de ponta nas culturas de grãos como milho e soja na região do SEALBA, que tem grande potencial agrícola.

“Dispondo de soluções tecnológicas avançadas para uma agricultura de precisão na região, garantindo diagnósticos precisos, aumentando a eficiência no uso de insumos e fortalecendo a sustentabilidade da produção, aliada à sua grande vocação para agricultura, os produtores poderão ter mais ganhos de produtividade e renda”, afirmou.

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.