
O Exército de Israel detectou um novo ataque de mísseis do Irã nesta terça-feira (24), que disparou os alarmes no norte do país, logo após o governo anunciar a aprovação de um acordo de cessar-fogo com a República Islâmica, anunciado horas antes pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O serviço de emergência israelense Magen David Adom (MDA) informou que não registrou vítimas até o momento após o ataque. Os sistemas antiaéreos israelenses interceptaram o bombardeio, segundo a imprensa israelense.
Vários políticos israelenses pediram uma resposta logo após o anúncio do ataque. “O Irã vai tremer”, escreveu o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, nas redes sociais. Por sua vez, o líder da oposição, Avigdor Lieberman, que recentemente pediu ao governo que não aceitasse um cessar-fogo sem um acordo “claro e inequívoco”, voltou a se pronunciar nas redes sociais. Ele afirmou que Israel não deveria tolerar o mais recente ataque iraniano e defendeu que o país deve “responder imediatamente”.
Israel mantém alerta máximo após trégua com o Irã
Nesta terça-feira, o Exército israelense afirmou que manterá um “alto nível de alerta” e responderá a “qualquer violação” do cessar-fogo com o Irã. A declaração foi feita depois que o país afirmou ter atingido seus objetivos militares. A ofensiva durou 12 dias, segundo o porta-voz militar israelense, Effie Defrin.
“As FDI (Forças de Defesa de Israel) cumpriram integralmente todos os objetivos definidos. Além disso, o chefe do Estado-Maior ordenou que as FDI mantivessem um alto nível de alerta. Do mesmo modo, Defrin declarou que as tropas devem estar preparadas. Segundo ele, a ordem é para uma resposta contundente a qualquer violação do cessar-fogo.
O governo israelense divulgou a mensagem após confirmar a aprovação de um acordo de trégua com o Irã, que Donald Trump anunciou na noite de segunda-feira, embora tenha deixado claro que responderá ‘com firmeza’ a qualquer violação. Pouco antes da entrada em vigor do cessar-fogo, um míssil iraniano atingiu um prédio residencial em Beersheba, no sul de Israel, matando quatro pessoas e ferindo outras 13, segundo os serviços de emergência.
Source: Notícias Agrícolas