Em Prol de Produtos Mais Amigáveis

Aboissa na mídia

EM PROL DE PRODUTOS MAIS AMIGÁVEIS

Há alguns anos, os fabricantes de tintas eram abastecidos basi­camente com produtos petroquímicas. Hoje, o setor de óleos e derivados segue investindo pesado em novas tecnologias que visam o uso de produtos naturais, matérias-primas que podem substituir de forma parcial ou integral os produtos petroquímicas na fabricação de tintas e resinas. "O driver da 'megatrend' que tem ocorrido no setor é decorrente, principalmente do interesse das em­presas em serem mais ecológicas e sustentáveis. E, por isso, estamos atentos às inovações que estão ocorrendo no mercado nacional. As legislações vigentes e as exigências do mercado não deixam margem para o crescimento de amadorismo na questão meio ambiente. Há muitos programas que realizam de forma regular avaliações perma­nentes em fornecedores de matérias primas, como, por exemplo, a Ecovadis", afirma Felipe Camargo, gerente comercial - Oleochemical Products da Aboissa Commodity Brokers. 


FOTO: Felipe Camargo | Oleochemical Products

PRODUTOS

As últimas inovações são produtos oleoquímicos, pois são matérias-primas obtidas por meio de óleos e derivados de origem renovável, informa Camargo, da Aboissa Commodity Brokers. "Embora as empresas já tenham percebido os benefícios que esses produtos podem trazer à manipulação interna, ao pro­cesso fabril e à qualidade do produto final, ainda é um desafio ganhar espaço num setor tão enraizado em produtos petroquímicos. Aos poucos estamos conseguindo quebrar esses paradigmas e acreditamos que é uma questão de tempo, pois se trata de uma tendência global e as empresas que conseguem visualizar esse cenário estão um passo à frente".
(amargo ainda destaca que, falando especialmente sobre os produtos oriundos de óleos e derivados que sua empresa comercializa, as principais características dessas matérias-primas oriundas de óleos e derivados têm por finalidade oferecer rápida secagem, lu­bricidade, resistência e estabilidade em altas temperaturas, além de ação misce- 1 ânea com vários componentes. "Além disso, a aplicabilidade e performance dos produtos oleoquímicos são iguais aos produtos petroquímicos, porém o fato de serem biodegradáveis podem oferecer ao cliente redução de custos na manipulação interna, possibilitando inclusive a automação de algumas li­nhas, além de garantir o abastecimento anual, com bom preço e baixa oscilação, desde que as compras sejam realizadas no momento certo."
Morales, da A.Azevedo, salienta que os óleos vegetais com menores índices de umidade a óleos e alto grau de secati­vidade são as principais características solicitadas pelo mercado de tintas. "A demanda do mercado é bastante in­trínseca e acreditamos que ainda existe bastante espaço para novos produtos. 

CLIQUE AQUI e confira a revista digital.

Autor: Talita Molinero | Fonte: Editora Agnelo | Edição: nº239 Dezembro de 2018