fbpx
USD/BRL:
PT | EN | ES |

Dia do Químico é comemorado nesta quinta-feira, 18 de junho

Artigos
A química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades. Desde a pré-história, o homem já acumulava conhecimentos práticos de química.


Em 18 de junho de 1956, foi promulgada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek a “Lei Mater dos Químicos”. Essa lei foi dispôs sobre o exercício da profissão de Químico e também criou o Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQs). Dessa forma, no dia 18 de junho passou-se a comemorar o Dia do Químico. A data é uma homenagem a todos os profissionais que apresentam as seguintes formações superiores:
 
- Bacharelado em Química;
- Licenciatura em Química;
- Química industrial;
- Engenharia Química;
- Tecnologia em Processos Químicos;
- Engenharia de alimentos;
- Engenharia de plásticos.

Os químicos atuam ativamente no progresso tecnológico, melhorando a qualidade dos produtos nacionais. Graças a eles, há um constante desenvolvimento técnico-científico e industrial, fazendo com que medicamentos, alimentos e produtos de higiene e limpeza, por exemplo, sejam fabricados com uma melhor qualidade tanto para a saúde do consumidor e de quem os produz, quanto para minimizar os impactos ambientais. 

Desejamos um feliz Dia do Químico a todos os profissionais fazem da Química a sua paixão!