IGC indica estoques globais de grãos acima de 500 milhões de toneladas

De acordo com o IGC (Conselho Internacional de Grãos, na sigla em inglês), os estoques mundiais de grãos devem chegar a 504 milhões de toneladas em 2017. Essa seria a primeira vez que ultrapassariam o patamar de 500 milhões de toneladas. 

Pela sétima vez consecutiva, o Conselho reajustou para cima sua produção da safra 2016/17, ampliando agora a estimativa em seis milhões de toneladas na comparação com a temporada anterior. A marca seria atingida, segundo o IGC, se não ocorrer nenhum imprevisto ao longo da colheita.

 

De acordo com a projeção, a produção de grãos na safra 2016/17 deverá atingir o volume recorde de 2.084 bilhões de toneladas. O resultado amplia em sete bilhões de toneladas a previsão divulgada no mês passado, e fica muito acima do antigo recorde: as 2.048 bilhões de toneladas registradas em 2014/15.

O IGC estima aumento de sete milhões de toneladas na produção de milho (total de 1.042 bilhão de toneladas), enquanto o trigo deve atingir 749 milhões de toneladas – expansão de um milhão de toneladas sobre outubro. A soja deve render 336 milhões de toneladas, representando ampliação de quatro milhões de toneladas na comparação com o mês anterior.