Secretaria da Agricultura realiza pesquisa nas áreas de florestas plantadas do Tocantins

Com objetivo de realizar um estudo sobre as florestas plantadas no Tocantins, uma equipe do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com técnicos do Sistema de Informações para Planejamento Florestal do Cerrado Brasileiro (Siflor Cerrado), realiza desde o último dia 18 até o próximo dia 30, visitas em diversas propriedades do Estado.

 

 

Na primeira semana de trabalho, 18 a 22, as equipes visitam plantios florestais na região de Novo Acordo, Rio Sono e Lizarda. Já na próxima semana, de 25 a 30, os técnicos levantam dados em propriedades dos municípios de Brejinho de Nazaré, Aliança, Alvorada, Jaú, Peixe, Gurupi, Dueré e Formoso do Araguaia. Atualmente o Tocantins possui uma área total florestas plantadas de mais de 160 mil hectares, sendo o eucalipto a principal espécie plantada, com potencial para o setor de celulose e energia.

 

 

O estudo visa realizar o levantamento dendométrico das florestas plantadas, (eucalipto, teca, cedro, mogno, entre outras), outra tarefa é para traçar o perfil dos silvicultores das regiões estudadas. As ações visam melhor organizar o setor madeireiro e construir um banco de informações técnicas sobre espécies melhor adaptadas no Tocantins. As ações estão sendo realizadas em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) Universidade de São Paulo (USP- SP), por meio do Projeto Siflor.  

 

 

 

A atividade faz parte da Meta 01, etapa 01, do convênio Siconv nº 793211/2013, que tem como foco principal missões técnicas aos polos de produção de eucalipto, de acordo com a engenheira florestal, Arlete Leite.

Siflor

O projeto é desenvolvido em vários estados que têm o bioma cerrado. A ferramenta pode ajudar produtores e técnicos dos serviços de extensão rural na escolha de espécie de plantios florestais, tanto em sistemas de monocultivo como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), considerando os aspectos adaptação ao clima e solo, produtividade, mercado regional e, disponibilidade de material genético. No Tocantins o programa é desenvolvido com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Seagro.

Source: Agrolink

Facebook
twitter
LinkedIn

Aboissa supports

Stay up to date with news
and the best opportunities in
agribusiness – sign up now!

Asia

Saudi Arabia

Bangladesh

China

singapore

South Korea

United Arab Emirates

Philippines

India

Indonesia

Iraq

Jordan

Lebanon

Malaysia

Oman

qatar

Türkiye

Vietnam

Hong Kong

America

Argentina

Bolivia

Brazil

Canada

Chile

Colombia

Ecuador

U.S

Guatemala

british virgin islands

Mexico

Nicaragua

Panama

Paraguay

Peru

Uruguay

Suriname

Venezuela

Dominican Republic

Costa Rica

Africa

South Africa

Algeria

Cameroon

Costa do Marfim

Egypt

Liberia

Morocco

Sierra Leone

Sudan

Kenya

Tunisia

Mauricio Islands

Europe

Albania

Germany

Belgium

Bulgaria

Spain

Finland

France

England

Italy

Lithuania

Poland

Portugal

Russia

Türkiye

Serbia

Sweden

Switzerland

Ukraine

Cyprus

Estonia

Ireland

Romania

Oceania

Australia

New Zealand

Request a quote!

Fill out the form and get support for your business needs.
Our experts are ready to offer customized solutions.

*We are currently not working with intermediaries.

By providing my data, I agree with the Privacy Policy.