Líder do Irã rejeita apelo de Trump; milhares fogem de Teerã

Líder do Irã rejeita apelo de Trump; milhares fogem de Teerã
Imagen: Canva

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, rejeitou pedido de rendição incondicional do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira, enquanto os iranianos congestionavam as rodovias que saem de Teerã fugindo da intensificação dos ataques aéreos israelenses.

Em um discurso gravado e transmitido pela televisão, sua primeira aparição desde sexta-feira, Khamenei, de 86 anos, disse que os norte-americanos “devem saber que qualquer intervenção militar dos EUA será, sem dúvida, acompanhada de danos irreparáveis”.

“Pessoas inteligentes que conhecem o Irã, a nação iraniana e sua história nunca falarão com essa nação em linguagem ameaçadora, porque a nação iraniana não se renderá”, afirmou ele.

EUA consideram ação militar ao lado de Israel

Trump deixou de defender um fim diplomático rápido para a guerra e passou a sugerir que os Estados Unidos poderiam se juntar a ela. Em publicações nas redes sociais na terça-feira, ele refletiu sobre matar Khamenei e depois exigiu “RENDIÇÃO INCONDICIONAL!” do Irã.

Uma fonte familiarizada com as discussões internas disse que Trump e sua equipe estavam considerando opções que incluíam juntar-se a Israel em ataques contra instalações nucleares iranianas.

As Forças Armadas de Israel disseram que 50 jatos israelenses atingiram cerca de 20 alvos em Teerã durante a noite, incluindo locais de produção de matérias-primas, componentes e sistemas de fabricação de mísseis. Os militares disseram aos iranianos para deixarem partes da capital para sua segurança enquanto atingiam os alvos.

Civis em fuga e temor de catástrofe nuclear

O trânsito ficou congestionado nas rodovias que saem da cidade de 10 milhões de pessoas. Arezou, de 31 anos, disse à Reuters por telefone que havia conseguido chegar à cidade turística de Lavasan, nas proximidades.

“Ficaremos aqui enquanto essa guerra continuar. A casa da minha amiga em Teerã foi atacada e seu irmão ficou ferido. Eles são civis”, declarou ela. “Por que estamos pagando o preço pela decisão do regime de buscar um programa nuclear?”

Em Israel, as sirenes tocaram alertando as pessoas sobre os ataques de mísseis de retaliação iranianos. Na estação de trem da cidade de Ramat Gan, a leste de Tel Aviv, as pessoas estavam deitadas em colchões fornecidos pela prefeitura, alinhados ao longo do chão, com uma ou outra cadeira de acampamento e garrafas plásticas de água espalhadas.

“Estou assustada, sobrecarregada. Especialmente porque moro em uma área densamente povoada. Parece ser o alvo do Irã. Nossa cidade tem prédios muito antigos. Não há abrigos nem espaços seguros”, disse Tamar Weiss, segurando sua filha de quatro meses.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que o mundo estava “a milímetros de uma catástrofe”, devido aos ataques diários às instalações nucleares do Irã. Por outro lado, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha fez um apelo aos líderes iranianos. Nesse sentido, pediu que dessem garantias confiáveis de que não estão buscando uma arma nuclear. Além disso, solicitou que demonstrem disposição para encontrar uma solução negociada.

Fonte: Parisa Hafezi, Jana Choukeir e Crispian Balmer | Noticias Agrícolas

Facebook
gorjeo
LinkedIn

Aboissa apoya

Manténgase al tanto de las noticias
Es mejores oportunidades del
agronegocios – ¡regístrate ahora!

Asia

Arabia Saudita

bangladesh

Porcelana

Corea del Sur

Emiratos Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

India

Indonesia

Irak

Jordán

Líbano

Malasia

Omán

Katar

Singapur

Turquía

Vietnam

America

Argentina

Bolivia

Brasil

Canadá

Chile

Colombia

Costa Rica

Cuba

Ecuador

Estados Unidos

Guatemala

islas vírgenes británicas

México

Nicaragua

Panamá

Paraguay

Perú

República Dominicana

Surinam

Uruguay

Venezuela

África

Sudáfrica

Angola

Argelia

Camerún

Costa de Marfil

Egipto

Ghana

Islas Mauricio

Liberia

Marruecos

Nigeria

Kenia

Senegal

Sierra Leona

Sudán

Ir

Túnez

Europa

Albania

Alemania

Bélgica

Bulgaria

Chipre

España

Estonia

Finlandia

Francia

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituania

Polonia

Portugal

Rumania

Rusia

Serbia

Suecia

Suiza

Turquía

Ucrania

Oceanía

Australia

Nueva Zelanda

¡Solicitar presupuesto!

Complete el formulario y obtenga soporte para las necesidades de su negocio.
Nuestros expertos están listos para ofrecer soluciones personalizadas.

*Actualmente no trabajamos con intermediarios.

Al facilitar mis datos, acepto las Política de privacidad.