Filtração Ecológica

Aboissa na mídia



O biodiesel utilizado pela indústria automotiva precisa ter um baixo teor de fósforo, já que os fosfolipídios contidos no óleo bruto podem afetar a eficácia dos sistemas catalisadores, Além disso, podem causar contaminação e depósitos no tanque, filtros, pistões, injetores e válvulas.

Para evitar esse tipo de problema a JELU-WERK, empresa alemã fabricante de celulose e lignocelulose a partir de fibras naturais, desenvolveu JELUCEL, uma fibra de celulose que permite realizar uma filtração ecológica e econômica, removendo os fosfolipídios para atender os mercados de biodiesel e óleos vegetais. Estão disponíveis em diferentes comprimentos de fibra, o que permite o ajuste da permeabilidade. A fibra é distribuída pela Ecil Trading e após parceria firmada, neste ano, a Aboissa Commodity Brokers passou a comercializar o produto.

"Produto natural, renovável e ecologicamente correto, JELUCEL é usado em processos de fabricação e  descarte, uma vez que a sua celulose para filtração é 100% biodegradável. As tortas de filtro com lignocelulose orgânica são descartadas sem causar danos ao meio ambiente e têm baixo custo. Com pouco teor de cinzas, podem ser compostadas ou incineradas. Além disso,  a lignocelulose é usada na alimentação de animais, uma vez que é aprovada como aditivo alimentar. Os componentes do óleo, obtidos na torta de filtro, conferem à lignocelulose um alto valor nutricional, podendo ser vendida como um valioso ingrediente para fabricantes de rações e agricultores", explica Casagrande, executivo da Aboissa.

O material é filtrado não apenas pela porosidade da torta de filtro, mas também pelas próprias fibras. Assim, os sólidos ficam retidos e a torta de filtro não entope tão rapidamente. Além disso, JELUCEL protege as instalações de produção e o meio ambiente. 

As propriedades positivas da celulose para filtração peritem uma aplicação mais econômica, uma vez que o consumo da celulose é consideravelmente menor do que doa agentes filtrantes inerais, tendo baixa densidade de bolo úmido, além  disso, há pouca perda de produto, devido à alta permeabilidade do agente filtrante. Os custos de manutenção e reparo também sâo baixos, uma vez que a celulose para filtração não é abrasiva.

Panorama das vantagens

O uso da celulose JELUCEL para a filtração de biodiesel apresenta as seguintes vantagens:

- Sustentável

- Compostável

- Baixo teor de cinzas 

- PH estável de pH 6 a 11

- Aprovada como aditivo alimentar

- Não abrasiva

- Eficiente

Uso versátil

A celulose para filtração JELUCEL é adequada para todos os tipos de filtros de aluvião, sendo usada principalmente nos seguintes.

- Filtração comum

- Filtro de vela

- Filtro de placas 

- Filtro painel

- Filtro de pressão

- Filtração a vácuo

- Filtro torque

- Filtro a vácuo






CLIQUE AQUI e confira a revista digital.

Autor: Edgar Casagrande | Fonte: Editora Stilo | Edição: 28 Julho/Agosto de 2019