Exportações de biodiesel: Óleo de palma

A crescente demanda de biocombustíveis da China e da Europa levou as exportações de palmito de éster metílico (PME) da Indonésia e da Malásia a subir mais de 30% no primeiro trimestre deste ano, informou a Reserva da Malásia em 8 de abril.



A principal razão por trás do aumento foi a diferença crescente entre o preço do óleo de palma e o petróleo Brent, que saltaram 27% nos primeiros três meses do ano, segundo o relatório.

"A China começou a comprar e os fluxos são considerados saudáveis ​​nos próximos meses", embora ainda dependam dos preços do diesel, disse Heather Zhang, analista da consultoria PRIMA. "A arbitragem foi aberta em fevereiro com a queda dos preços, o que torna a palma mais atraente para os compradores europeus em comparação a outras matérias-primas, como o biodiesel baseado em resíduos".

O aumento das exportações foi um raro ponto positivo para a Malásia e a Indonésia, uma vez que os preços de palma caíram mais de 8% nos últimos dois meses, em meio a preocupações com o tamanho dos estoques e com a demanda fraca, escreveu a Reserva da Malásia . A queda nos preços eliminou os ganhos obtidos em janeiro, e também ocorreu quando a União Européia (UE) passou a limitar a quantidade de biocombustível à base de palmito que pode ser usado no bloco.

Os embarques de PME da Malásia e Indonésia para a Europa provavelmente subiram mais de 30%, para 145.000 toneladas métricas no primeiro trimestre de 2019, disse Zhang, citando suas análises e discussões com executivos do setor. A exportação da Malásia só poderia chegar a 100 mil toneladas em abril, incluindo remessas para a UE e a China, disse ela.

Segundo dados da Bloomberg , o desconto do óleo de palma para o diesel atingiu cerca de US $ 106 / t em 14 de março, o maior nível desde novembro, comparado ao desconto médio de cerca de US $ 66 / t em 2018. 

Reserva da Malásia disse que as importações de PME da China cresceram quase 50 vezes, para 751.056 toneladas no ano passado, graças ao baixo preço.

Fonte: OFI Magazine |