Brasil impulsionará mistura de biodiesel

Posted by Marina

O Brasil deve aumentar a mistura de biodiesel para 12% do consumo de diesel (B12) em março de 2020, seu segundo aumento em menos de um ano, informou a Reuters em 12 de novembro.

Analistas, produtores e funcionários do governo prevêem a introdução do B12 em março de 2020 após um aumento de 10% para 11% em setembro.

Eles viram o Brasil chegando ao B15 em 2023 e discutiram o caminho para misturas mais altas depois disso, escreveu a Reuters .

A mistura mais alta aumentaria a demanda local por soja, já que 80% do biodiesel do Brasil era produzido a partir de óleo de soja e também reduziria as importações de óleo diesel à base de petróleo.

"O B15 é algo que consideramos certo, estamos testando misturas mais altas agora", disse Fabio Vinhado, chefe do laboratório da ANP, reguladora brasileira de petróleo e combustíveis. Testes estavam sendo feitos com B20 e B30, acrescentou.

Consultoria A BiodieselBR estima que a demanda por biodiesel no Brasil chegará a cerca de 9,7 bilhões de litros em 2023.

A associação de produtores de biodiesel Ubrabio disse que havia 11 plantas atualmente trabalhando em expansões e 10 novas plantas em construção. Esperava que a capacidade de produção aumentasse para 12,6 bilhões de litros assim que esses projetos estivessem operacionais.

"Quando chegarmos ao B15, a indústria local de soja terá que processar 8 milhões de toneladas a mais de soja, de 44 milhões de toneladas / ano atualmente para cerca de 54 milhões de toneladas", disse Andre Nassar, chefe do grupo brasileiro Abiove.




Fonte: OFI Magazine