BID e Sicredi oferecem crédito para agricultura de baixa emissão de carbono

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) fechou parceria com o Banco Cooperativo Sicredi para financiar práticas agrícolas de baixa emissão de carbono. A linha de crédito disponibilizada totaliza US$ 50 milhões, sendo destinada a pequenos agricultores brasileiros com o objetivo de promover a inclusão financeira em áreas rurais, aumentar a segurança alimentar e preservar o meio ambiente.

De acordo com o BID, este é o primeiro empréstimo de taxa variável do Grupo BID em reais brasileiros. O prazo mais longo, de 4 anos, será proporcionado através da intermediação da CII (Corporação Interamericana de Investimentos), e geralmente não está disponível no mercado de bancos comerciais locais.

 

O BID anunciou ainda que oferecerá ao cliente a opção de participar de uma cooperação técnica para treinar seu pessoal em práticas agrícolas de baixa emissão de carbono e para incentivar os pequenos produtores rurais a adotar tecnologias não prejudiciais ao meio ambiente por meio de um mecanismo de financiamento baseado em resultados.

 

Fonte: Agrolink