Estimativas menores elevam contratos de safra russa

Cortes nas estimativas da safra russa trazem tendência de alta para os contratos
Imagem: Pixabay

O relatório de Grãos e Oleaginosas da Hedgepoint Global Markets aborda, nesta semana, as altas expressivas nos contratos futuros de trigo. “Em um mercado que está extremamente vendido nos contratos negociados em Chicago, fundamentos altistas podem ser potencializados por movimentos de “cobertura” dessas posições vendidas – e as manchetes vindas da Rússia parecem ter conseguido iniciar este movimento”, comenta Alef Dias, analista de Grãos e Macroeconomia da Hedgepoint.

Clima seco reduz estimativas para a safra russa

Assim como havíamos feito em nosso call mensal transmitido na última quinta-feira (18), a Sovecon – consultoria especializada no mercado russo – também reduziu sua estimativa de produção de trigo da Rússia em 1M mt para 93M mt. Essa foi a primeira redução no ciclo atual, por conta da deterioração das condições de safra no sul do país”, observa Alef.

O sul da Rússia é a maior região produtora de trigo do país, respondendo por mais de 40% do total da safra. O principal motivo da revisão da estimativa são as condições de clima seco no sul da Rússia.

De acordo com o analista, “nos últimos 30 dias, os níveis de umidade na região ficaram entre 60 e 80% do normal, com temperaturas mínimas de 2 a 4°C acima da média. Devido à falta de precipitação, está se formando um déficit de umidade na camada superficial do solo, e as condições das culturas pioraram”.

A SovEcon estima que as condições da safra sejam médias/ligeiramente acima da média em Rostov e Krasnodar (as duas maiores produtoras de trigo da Rússia) e ligeiramente abaixo da média em Stavropol (terceira maior).

Previsões climáticas adversas ameaçam safras e elevam preços do trigo

Nas próximas semanas, os principais modelos meteorológicos preveem 60-90% da precipitação normal no Sul, o que, combinado com altas temperaturas (2-4°C acima do normal), provavelmente não melhorará significativamente a disponibilidade de umidade para as plantas na região. Além disso, se o Sul não receber chuvas significativas nas próximas 2 a 4 semanas, a região poderá enfrentar uma quebra de safra. No entanto, isso pode ser parcialmente compensado por rendimentos relativamente altos na região do Volga e no Centro, onde as condições de colheita ainda parecem melhores do que a média. Ademais, o clima também começa a preocupar aqueles que plantarão a safra de primavera do país no próximo mês. A Sibéria, principal região produtora de trigo de primavera, está com a umidade do solo abaixo das mínimas dos últimos 5 anos”, ressalta.

“As manchetes vindas da Rússia trouxeram uma relevante pressão altista para os contratos de trigo esta semana. Ataques à infraestrutura portuária ucraniana aumentam riscos no trânsito de grãos no Mar Negro; consequentemente, a preocupação com a safra russa cresce.

Clima ruim pode prejudicar a safra russa, impactando estimativas, com espaço para piora significativa na produção se continuar desfavorável. Portanto, a colheita da safra de inverno só se dará em julho, e o plantio da safra de primavera se iniciará no próximo mês.

Por fim, a safra russa pode sustentar os preços globais de trigo nos próximos meses, segundo analistas.

Fonte: Hedgepoint Global Markets | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.