Estudo indica que alimentos gordurosos podem prejudicar resposta ao estresse diário

Estudo indica que alimentos gordurosos podem prejudicar resposta ao estresse diário
Imagem: Pixabay

O consumo de alimentos ricos em gordura durante períodos estressantes pode afetar negativamente a “recuperação” do corpo dos efeitos do estresse, de acordo com um novo estudo da Universidade de Birmingham.

Os pesquisadores constataram que a ingestão de alimentos gordurosos e outros alimentos não saudáveis para buscar consolo reduziu a função vascular e aumentou o risco de doenças cardíacas, conforme relatado em um comunicado no site da universidade em 5 de dezembro.

Como parte do estudo, um grupo de jovens adultos saudáveis recebeu dois croissants de manteiga no café da manhã.

Estresse mental e consumo de alimentos gordurosos

“Em seguida, solicitamos que realizassem cálculos mentais, aumentando a velocidade durante oito minutos, alertando-os quando erravam uma resposta. Eles também podiam se ver em uma tela enquanto faziam o exercício”, disse Rosalind Baynham, pesquisadora de doutorado da Universidade de Birmingham e primeira autora.

O experimento foi projetado para simular o estresse diário enfrentado no trabalho ou em casa.

“Em momentos de estresse, o corpo reage de várias formas. A frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam. Os vasos sanguíneos se dilatam, favorecendo o aumento do fluxo sanguíneo cerebral. Também sabemos que a elasticidade de nossos vasos sanguíneos, uma medida da função vascular, diminui após o estresse mental”, explicou Baynham.

Durante o estresse mental, a equipe de pesquisa observou que o consumo de alimentos gordurosos resultou numa redução de 1,74% na função vascular. Essa medida foi obtida pela dilatação mediada pelo fluxo braquial, FMD. Estudos prévios apontavam: uma queda de 1% na função vascular elevava em 13% o risco de doenças cardiovasculares. No entanto, recentes pesquisas revelam que esse impacto perdura mais tempo com o consumo de croissants pelos participantes.

Os cientistas também identificaram uma redução na elasticidade arterial nos participantes até 90 minutos após o término do evento estressante.

A equipe de pesquisa observou que o consumo de alimentos ricos em gordura diminuiu o fluxo sanguíneo cerebral. Isso resultou em menor oferta de oxigênio durante o estresse, evidenciado por uma redução de 39% na hemoglobina oxigenada. Essa diminuição foi comparada aos participantes que ingeriram uma refeição com baixo teor de gordura.

Efeito do consumo de gordura sobre o humor e a recuperação do estresse: Implicações para a saúde cardiovascular

Além disso, observou-se que o consumo de gordura teve um efeito negativo sobre o humor durante e após o episódio de estresse.

Neste estudo, examinamos jovens saudáveis de 18 a 30 anos. É surpreendente notar uma diferença tão significativa na recuperação do estresse ao ingerir alimentos gordurosos.”Para aqueles com um risco maior de doenças cardiovasculares, os impactos podem ser ainda mais sérios”, alertou Jet Veldhuijzen van Zanten. Ele é professor de Psicologia Biológica na Universidade de Birmingham.

“Enfrentamos estresse diário. Para quem tem empregos estressantes e risco cardiovascular, as descobertas são cruciais. Devemos levar a sério esses impactos na saúde. Essa pesquisa pode nos orientar na tomada de decisões que reduzam os riscos em vez de aumentá-los.”

A pesquisa também indicou que o consumo de alimentos e bebidas com baixo teor de gordura resultou em uma recuperação menos afetada após o estresse. Após uma refeição com baixo teor de gordura, o estresse impactou negativamente a função vascular (redução de 1,18% na FMD). No entanto, esse declínio normalizou-se 90 minutos após o evento estressante.

Um estudo publicado na revista Frontiers in Nutrition and Nutrients indicou que o consumo de alimentos saudáveis, ricos em polifenóis como cacau, frutas vermelhas, uvas, maçãs e vegetais, pode prevenir o comprometimento da função vascular.

Fonte: Oils & Fats International

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.