Etanol é o combustível verde do futuro na Índia, diz ministro do país asiático


Imagem: Pixabay


No espaço brasileiro da Auto Expo 2023, titular da pasta de Petróleo e Gás Natural da Índia, Hardeep Singh Puri, destaca parceria com o Brasil e avanços do etanol no país.

O ministro de Petróleo e Gás Natural da Índia, Hardeep Singh Puri, visitou o espaço brasileiro no pavilhão dedicado ao etanol na Auto Expo 2023, um dos principais salões do automóvel da Ásia, aberto ao público na sexta-feira (13), em Greater Noida, a cerca de 40 km de Nova Déli, informa a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). O ministro foi recebido pelo diretor-executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa, e pelo diretor-executivo da Apla, Flávio Castellari, além de representantes do setor privado indiano.

{module Form RD}

Durante a visita, Puri destacou a importância do etanol no processo de descarbonização do setor de transportes. Ele destacou o avanço, ao longo dos últimos anos, do percentual de mistura do biocombustível na gasolina, assim como a parceria com o Brasil para alcançar os bons resultados do programa, afirmando que o etanol é o “combustível verde do futuro na Índia”.

“Esta jornada com o etanol começou há alguns anos. Em 2014, tentamos ter uma mistura de 5%, mas não tivemos sucesso. Contudo, hoje tenho o prazer de andar por essa exposição e ver que estamos com uma mistura de 12%. A hora do etanol chegou. E estamos celebrando as suas vantagens e contribuições positivas para o meio ambiente e o desenvolvimento econômico”, comentou Puri.

Em 2021, a Índia anunciou a antecipação em cinco anos, para 2025, da meta de mistura de 20% de etanol na gasolina. Paralelo a essa iniciativa, começam a circular neste ano os carros com tecnologia flexfuel, com motores que funcionam tanto com gasolina quanto com etanol (E100), em qualquer proporção.

CENTRO DE EXCELÊNCIA

A visita do ministro Puri marcou o lançamento do Centro Virtual de Excelência em Bioenergia (CoE), iniciativa da Unica em parceria com a Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos (SIAM). Em 2022, as entidades firmaram um memorando de entendimento para promover o etanol nos dois países e contribuir com informações técnicas para que outras nações, com vocação para essa agroindústria, possam desenvolver a tecnologia. A SIAM também é a coordenadora do Pavilhão Etanol na Auto Expo 2023.

“Nossa parceria com a SIAM tem sido extremamente frutífera para garantir o sucesso do programa de etanol na Índia. Estamos extremamente felizes em dedicar o CoE à Índia e esperamos que ele ajude todas as partes interessadas a adquirir informações atualizadas sobre avanços tecnológicos, normas técnicas, regulamentos, políticas públicas e sustentabilidade relacionadas à biomassa e à bioenergia”, afirmou o diretor-executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa.

O presidente da SIAM, Vinod Aggarwal, disse que o lançamento da CoE apoiará e complementará os esforços dos governos na promoção da bioenergia, biocombustíveis e outros combustíveis de base biológica para a mobilidade com baixo teor de carbono na Índia e no Brasil.

“Estamos confiantes de que o CoE ajudará as partes interessadas a compreender o etanol e as tecnologias disponíveis para permitir uma transição suave e eficiente”, afirmou Aggarwal. “Gostaríamos de agradecer à Unica por seu apoio e esperamos uma parceria longa e frutífera”, completou.

A apresentação do Centro de Excelência ganhou um espaço exclusivo e de destaque no estande brasileiro. O espaço Brasil na Auto Expo 2023 é promovido pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), APLA (Arranjo Produtivo Local do Álcool), ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil na Índia.

A área tem 250 metros quadrados e reúne três seções, nas quais o visitante poderá interagir com elementos desenvolvidos para trazer experiências e conhecimentos sobre os benefícios do etanol para o meio ambiente, a saúde das pessoas e para melhorar a qualidade do ar nas cidades.

BILATERAIS BRASIL-ÍNDIA

Nesta semana, a Unica e a Apla também participaram de uma intensa agenda de reuniões para fortalecer a cooperação entre os países na área de bioenergia. Entre as bilaterais, destaca-se encontro com o Sous Sherpa da Índia no G20, Abhay Thakur, e com representantes do Departamento de Alimentos e Distribuição Pública, do Governo da Índia. O diálogo, acompanhado por representantes da Embaixada do Brasil na Índia, estimulou uma maior colaboração entre os dois países na área de etanol e biocombustíveis.

“Tivemos reuniões excelentes, tanto com o governo quanto com o setor privado. Todos destacaram a importância do apoio do Brasil nos avanços do programa etanol, uma agenda que traz grandes oportunidades para a indústria indiana”, comentou o diretor-executivo da Apla, Flávio Castellari.

PROJETO APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Unica tornaram pública em fevereiro de 2008 uma estratégia para promover a imagem dos produtos sucroenergéticos no exterior, em especial do etanol brasileiro como uma energia limpa e renovável. As duas entidades assinaram um convênio que prevê investimentos compartilhados. O projeto pretende influenciar o processo de construção de imagem do etanol e demais derivados da cana-de-açúcar junto aos principais formadores de opinião mundial – governos e meios de comunicação, bem como empresas de trading, potenciais investidores e importadores, ONGs e consumidores.

Fonte: Datagro 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.