
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou nesta terça-feira (1º) o Weekly Weather and Crop Bulletin, com dados atualizados sobre o andamento das lavouras no país até 29 de junho. De acordo com o relatório, 8% da safra de milho nacional havia atingido o estágio de espigamento, número dois pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período de 2024, mas dois pontos acima da média dos últimos cinco anos.
O boletim informa que analistas classificaram 73% da safra de milho como em boas ou excelentes condições. Isso representa um aumento de três pontos percentuais em relação à semana anterior. Em Iowa, principal estado produtor, eles consideraram 85% da safra dentro dessa mesma faixa de qualidade.
Plantio de milho cresce nos EUA, enquanto área de soja recua
A área plantada com milho em 2025 foi estimada em 95,2 milhões de acres. Esse volume representa um acréscimo de 5% em relação ao ano anterior. Em termos absolutos, o aumento corresponde a 4,61 milhões de acres. Segundo o USDA, esse volume corresponde à terceira maior área plantada nos Estados Unidos desde 1944. A área colhida para grãos deve atingir 86,8 milhões de acres, também 5% superior ao ano anterior. Em 41 dos 48 estados avaliados, a área plantada com milho aumentou ou permaneceu estável.
Em relação à soja, o USDA informou que 94% das lavouras haviam emergido até o fim de junho, número igual ao do ano anterior, mas um ponto percentual abaixo da média dos últimos cinco anos. O relatório aponta que 17% da soja estava em fase de florescimento, dado um ponto inferior ao de 2024, porém um ponto acima da média histórica. Cerca de 3% das plantas já formavam vagens, percentual igual ao do mesmo período do ano passado e um ponto acima da média.
Os avaliadores classificaram 66% da safra de soja como boa ou excelente, sem variação em relação à semana anterior. A área plantada de soja em 2025 está estimada em 83,4 milhões de acres, queda de 4% em relação ao ano passado. Em 25 dos 29 estados com levantamento, a área cultivada diminuiu ou permaneceu estável.
Fonte: Seane Lennon | Agrolink