Aboissa no FT Commodities Americas Summit 2019

Na última semana a Aboissa participou do FT Commodities Americas Summit 2019, no Rio de Janeiro, que reuniu diversos políticos e líderes para discutir sobre os desafios que serão enfrentados pelo mercado Latino-americano nas próximas décadas.

Entre os temas discutidos estão: 

 – Soja – A produção que tomou conta do mundo: Mostrou o crescimento da soja no mercado e como o cultivo demasiado está contribuindo para o desmatamento, a precificação e a moratória do grão.

Visão do topo: Discussão com o CFO da Vale: Comentou sobre os desastres de Brumadinho e Mariana e o que é possível esperar da Vale nos próximos anos.

– Reconstruindo a confiança no setor da mineração: “Sustentablidade” foi a palavra que tomou conta deste tema, sendo relacionada, mais uma vez, com os desastres de Brumadinho e Mariana.

– A transição de energia limpa nas Américas: Dos principais temas falados, foi que o mercado de energia limpa no Brasil depende muito da aceitação do
consumidor, precisa existir uma reeducação deste consumo para procurar novas fontes de energia. Hoje o Brasil sofre com alternativas pouco competitivas como os carros elétricos, e opções de energia solar e eólica são relativamente caras.

– Novo mercado de Gás no Brasil: O setor de gás natural no Brasil está preparado para uma reforma radical, já que o governo do presidente Jair Bolsonaro quer reduzir os custos de energia. Em um cenário de queda nos preços globais e promessa de mais oferta dos depósitos offshore de petróleo e gás do pré-sal, e uma perspectiva atraente. Mas criar um novo mercado de gás no Brasil não será fácil. Os monopólios terão que acabar e a infraestrutura deverá ser atualizada.

– Problemas no mercado cafeeiro?: Os baixos preços internacionais na última década estão fazendo com que muitos fazendeiros na América Central e América do Sul abandonem suas fazendas, alimentando temores de uma crise no setor. Encarar este problema não será fácil e terá um impacto no Brasil, que é responsável por um quarto da produção mundial.

– Keynote: Commodities no Brasil: Foi falado, principalmente, sobre a aliança entre Mercosul e União Européia  e outros acordos brasileiros que estão sendo feitos e seguem evoluindo.

– Fechamento do Debate: A Geopolítica das Commodities: Este debate girou em torno da posição de Jair Bolsonaro na ONU e como ninguém apoia o atual governo; A atual situação da economia brasileira e o que acontecerá nos próximos anos; A relação da China com o Brasil e a relação interna dos países do Mercosul. 

Baseado em relatório de Muriel Aboissa.

Confira: 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.