Governo canadense analisará a fusão Bunge-Viterra

Governo canadense analisará a fusão Bunge-Viterra
Imagem: Pixabay

O governo canadense estaria analisando a aquisição planejada pela Bunge, gigante global do agronegócio, da Viterra, apoiada pela Glencore, segundo o ministro dos transportes do país, citado pela Reuters.

Assim como, se a fusão for adiante, ela criará uma das maiores empresas de agronegócios do mundo, segundo o relatório de 27 de setembro.

Como parte da revisão, o Ministério dos Transportes do país lançaria uma avaliação de interesse público da aquisição proposta, a ser concluída até 2 de junho de 2024, disse o Ministro dos Transportes, Pablo Rodriguez.

“Ambas as empresas detêm participações acionárias em terminais portuários em todo o nosso país”, disse Rodriguez em 27 de setembro.

“A concorrência saudável no setor de transportes é necessária para garantir preços e acesso justos para os usuários, especialmente para os agricultores canadenses. Ao mesmo tempo, a análise desta transação, que é de grande interesse nacional no setor de transportes e na cadeia de suprimentos mais ampla, seguirá as disposições sobre fusões e aquisições da Lei de Transportes do Canadá.”

Um porta-voz da Bunge disse à Reuters que a empresa espera trabalhar com a Transport Canada para mostrar que qualquer impacto que a fusão possa ter sobre o transporte será benéfico para o Canadá. Aliás, o porta-voz disse no relatório da Reuters: “Permanecemos inalterados em nossa expectativa de concluir a transação em meados de 2024.”

Canadá bloqueia fusão de US$ 18 bilhões entre Bunge e Viterra

Anunciado pela Bunge e pela Viterra em junho, o acordo de US$ 18 bilhões aproximaria a empresa combinada, em escala, das líderes globais do agronegócio ADM e Cargill, escreveu a World Grain em 27 de setembro. Anteriormente, após o anúncio, o Departamento de Concorrência do Canadá disse que analisaria a fusão.

Após o anúncio, o Departamento de Concorrência do Canadá disse que analisaria a fusão.

A Viterra é uma subsidiária da Glencore PLC, líder global no comércio de commodities. Sua sede fica na Suíça. Desde 2012, a empresa opera uma vasta rede de ativos agrícolas. Essa rede inclui instalações de armazenamento, processamento e transporte em 37 países. A Bunge, com sede no Missouri, é líder no processamento de soja. Além disso, fornece óleos e gorduras vegetais especiais. A empresa opera cerca de 300 instalações em mais de 40 países.

Nos Estados Unidos, a Viterra expandiu seus negócios de compra e venda de grãos. Isso ocorreu após a aquisição dos negócios de grãos e ingredientes da empresa norte-americana de sementes oleaginosas e ingredientes, Gavilon, no ano passado. Além disso, a fusão fortaleceria os negócios de exportação de grãos e processamento de sementes oleaginosas da Bunge nos Estados Unidos. Essa informação foi relatada pela Reuters na época da aquisição.

Fonte: Oils & Fats International

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.