Governo do Tocantins reforça cooperação entre os estados da Amazônia Legal

Nove secretários de Meio Ambiente estão reunidos nesta sexta-feira, 5, em Porto Velho, Roraima, para a reunião do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal. O encontro interestadual, que iniciou na quinta-feira, 4, conta com a participação do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, da  secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira, e da secretária de Comunicação, Kênia Borges.

As federações que compõem a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso – estão fortalecendo e estabelecendo cooperação entre as ações ambientais e econômicas, visando o desenvolvimento sustentável das populações amazônicas na busca da conservação florestal, proteção do clima e o fortalecimento da gestão ambiental.
 
Durante a reunião, a secretária Meire Carreira informou que projetos, desafios e resultados positivos estão sendo compartilhados entre os pares. “O Tocantins vem investindo muito nas melhorias da plataforma do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e também na aquisição de base de informações e na sua realização final. É uma experiência exitosa que podemos compartilhar com os demais estados”, afirmou a gestora. A ideia, segundo a secretária, é que ocorra justamente a troca de conhecimentos entre os estados.

No Fórum, Meire Carreira destacou que o avanço no alinhamento de decisão em bloco para eu os estados amazônicos estabelecem um mecanismo de compartilhamento. “O uso de tecnologia no combate ao desmatamento principalmente no que concerne no CAR. Que está sendo um desafio comum”, esclareceu. Outra pauta para o fortalecimento do Fórum dos Secretários no campo internacional, conforme adianta Meire, é a proposta de criação do Dia da Amazônia Legal, “que será realizado durante a COP 23, na Alemanha. O objetivo é que os nove estados consigam atrair financiamentos para a preservação do bioma Amazônia”, finalizou.
 
Fórum
 
O Fórum dos Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal foi criado em junho de 2011, em Cuiabá, com o objetivo de unir esforços em prol da conservação do bioma amazônico, da proteção do clima e do fortalecimento da gestão ambiental, visando o desenvolvimento sustentável das populações amazônicas.
 
 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.