Casos de gripe aviária altamente patogênica matarão mais de 17 milhões de aves neste momento, de acordo com o USDA. O surto do vírus, ou pior em sete anos, está afetando granjas avícolas do Centro-Oeste, afetando empresas como Tyson Foods Inc. e Hormel Foods Corp. Mais de 11 milhões de frangos, cerca de 3% do rebanho morto ou foram destruídos pela doença, juntamente com mais de dois milhões de perus de fazendas comerciais.
{module Form RD}
A Associated Press informa que “outras 15.000 galinhas e 37.000 perus serão mortos devido à gripe aviária e serão enviados para duas outras fazendas em Iowa. Milhares de aves foram mortas desde o início do surto no mês passado, muitos em Iowa, o principal produtor de ovos em todo o mundo, de acordo com as autoridades agrícolas estaduais. Casos recentes foram relatados em um rebanho comercial de perus no condado de Sack e em um rebanho comercial de frangi no condado de Humboldt. Como o vírus é contagioso e fatal para as aves , quase tudo ou gado nas fazendas está sendo destruído”.
Escrevendo no New York Times, o autor Neil Wigdor observou que “um aumento semelhante no preço dos ovos de galinha ocorreu em 2014-15 e também está associado a surtos de gripe aviária nos Estados Unidos. Ultimamente, o preço médio dos ovos brancos grandes e premium disparou, assim como o custo da carne de frango. Especialistas também alertaram que os preços do peru também podem se tornar mais voláteis.”
Por: Leonardo Gottems | Agrolink