
O Senado aprovou nesta terça-feira (15) a criação de uma comissão temporária externa para atuar diplomaticamente junto ao Congresso norte-americano. O objetivo é, com o intuito de buscar uma solução para a decisão do presidente Donald Trump de adotar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, estabelecer canais de diálogo.
Além disso, o grupo, formado por quatro senadores, viajará para Washington entre os dias 29 e 31 de julho e funcionará por 60 dias.
O requerimento para a criação da comissão (RQS 556/2025) foi apresentado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD-MS).
Segundo ele, a ideia é construir uma “ponte de diálogo” com os Estados Unidos, principalmente num momento em que os canais diplomáticos tradicionais enfrentam dificuldades.
Ainda de acordo com o senador, frigoríficos brasileiros estão avaliando se vão manter as exportações de carne bovina para os Estados Unidos. Por consequência, outros setores também estão preocupados com o tarifaço, que está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.
— Empresário precisa de previsibilidade. A gente precisa equacionar esta situação. Por isso, vamos buscar esse entendimento, abrir esse diálogo e saber exatamente o que está acontecendo — disse o senador.
Mais cedo, a CRE debateu o tarifaço com representantes do governo federal e do setor produtivo.
Fonte: Agrolink