Horta e pomar doméstico são temas de tarde de campo em Roca Sales

Um grupo de cerca de 30 produtores de Roca Sales participou, na última quinta-feira (13/07), de uma tarde de campo sobre horta e pomar doméstico. Organizado pela Emater/RS-Ascar, o evento, realizado na propriedade da família Locatelli, na localidade de Linha Bento Gonçalves, abordou a importância da produção de hortaliças e frutas para o autoconsumo, bem como a adoção de técnicas para o cultivo sem o uso de agrotóxicos.

 

Como forma de sensibilizar os participantes para a importância desse tipo de produção, a extensionista da Emater/RS-Ascar, Leandra Bagatini, salientou a importância da utilização de frutas e verduras no cardápio da família. ?No caso das frutas, além de contribuírem na saciedade, trazem consigo vitaminas e minerais que possuem influência na saúde, prevenindo doenças dos sistemas nervoso, circulatório, digestivo e ósseo?, exemplificou.

Em seguida foi a vez dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Deoclesio Piccoli e Guilherme Miritz, abordaram a produção dos alimentos, enfatizando a importância da escolha das mudas, do preparo do solo e da adubação e ainda das podas das frutíferas. O manejo das pragas e doenças sem a utilização de agrotóxicos, também foi ressaltada por ambos. 

Durante a demonstração de poda, Piccoli lembrou a importância da escolha das variedades para a produção doméstica, observando também as formas de condução. ?Na hora de escolher as variedades para implantação de um pomar doméstico, deve-se cuidar para que sejam selecionadas as mais resistentes às doenças?, destacou. ?Além disso, a adoção de um plantio diversificado também representará a garantia de que se tenha fruta o ano todo?, completou.

Já Miritz abordou o manejo de pragas e doenças nas hortas e pomares, sempre preconizando métodos alternativos que excluam a utilização de produtos químicos na produção. ?Um pomar e uma horta diversificados já tendem a, naturalmente, diminuir a incidência de pragas e doenças?, pondera. Ainda assim, caso ocorra, o extensionista lembra que são várias as ferramentas que podem ser utilizadas como métodos de controle, estando entre elas a catação de insetos, a adoção de armadilhas e o uso de caldas e preparados caseiros de natureza orgânica.

 

 

Ao final da atividade, que integra o Projeto Socioassistencial e partiu de demanda dos próprios agricultores que procuram o cultivo e o consumo de frutas e verduras de melhor qualidade, houve a socialização de alguns pratos elaborados pelos integrantes com a utilização de ingredientes de suas próprias hortas e pomares. Em Roca Sales são atendidas cerca de 50 famílias de agricultores pelo Projeto.
 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.