Imagem: Pixabay
O índice de preços do óleo vegetal da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) atingiu seu nível mais alto desde abril de 2014, em novembro do ano passado, impulsionado pelos preços firmes de todos os óleos vegetais, especialmente de palma.
O índice ilustra a evolução dos preços internacionais dos dez óleos vegetais mais importantes do comércio mundial e teve média de 121,9 pontos em novembro de 2020.
“Isso se traduz em um aumento significativo de 15,4 pontos, ou 14,5% mês a mês, e marca o nível mais alto desde março de 2014”, disse a União Alemã para a Promoção de Plantas de Óleo e Proteínas (UFOP) em 9 de dezembro.
{module Form RD}
O nível do índice veio dos preços mais altos do óleo de palma, mas os preços dos óleos de colza e de girassol de soja também subiram em novembro, disse o UFOP.
De acordo com o Agrarmarkt Informations-Gesellschaft (mbH), os preços internacionais do óleo de palma subiram pelo sexto mês consecutivo em novembro devido a uma queda acentuada nos estoques globais como resultado da menor produção nos principais países produtores de óleo de palma, combinada com a demanda global aquecida .
Os preços do óleo de soja também aumentaram devido à menor disponibilidade para exportação na América do Sul e ao forte interesse de compra, principalmente da Índia.
Além disso, os preços dos óleos de colza e de girassol subiram com base na oferta limitada, enquanto todos os preços dos óleos vegetais se beneficiaram do aumento dos preços internacionais do óleo mineral, que acompanharam devido à mistura de biodiesel.
Este texto foi traduzido automaticamente do inglês.