Índice mostra que cenário segue favorável para agricultor investir em fertilizantes

Índice mostra que cenário segue favorável para agricultor investir em fertilizantes
Imagem: Pixabay

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de fevereiro de 2024 fechou em 1.01, representando um aumento de 6% em relação ao mês anterior e, ademais, 2% acima do registrado no mesmo período do ano passado. A relação de troca dos principais produtos continua favorável. Durante o ciclo, observou-se uma queda de 2% na média de preços das commodities agrícolas e, paralelamente, uma pequena redução de 0,2% nos preços dos fertilizantes, ambos essenciais no cálculo do índice.

A diminuição nos preços das commodities foi significativamente influenciada pela soja, com uma redução de 9% devido ao avanço da colheita no Brasil, conjuntamente com uma boa safra na Argentina e uma demanda chinesa abaixo do esperado, o que pressionou os preços para baixo. A produtividade acima do esperado também teve um papel colaborativo para essa baixa. Em contrapartida, o milho apresentou uma queda de 7%, com incertezas relativas à área de plantio da safrinha brasileira. Em contraste, tanto o algodão quanto a cana de açúcar registraram pequenos aumentos de 1% e 4%, respectivamente.

Aumento na relação de troca favorece produtores

Nos fertilizantes, nota-se uma queda do preço médio de 0.2%. Ademais, é digno de nota a trajetória positiva observada em fevereiro nos movimentos de preço do potássio, evidenciando um período favorável para esse nutriente essencial em termos de relação de troca. Consequentemente, a retomada da demanda evidencia a resiliência da dinâmica do mercado, a qual, por sua vez, induz a uma correção nos preços atuais. Por fim, essas variações, cuidadosamente acompanhadas, oferecem uma perspectiva mais abrangente para os interessados no setor, proporcionando uma visão mais estratégica do cenário atual e das potenciais oportunidades futuras.

O câmbio também pondera o IPCF. A variação no dólar foi bem baixa, se mantendo praticamente estável de um mês para o outro, reagindo melhor em um cenário de menor risco global, mesmo com os conflitos geopolíticos se mantendo no radar mundial. O foco do mercado segue voltado à colheita da soja no Brasil, assim como a aproximação da etapa final em estados importantes, como Mato Grosso; e no plantio das safrinhas de algodão e milho.

Entendendo o IPCF

A Mosaic Fertilizantes, ademais, divulga mensalmente o IPCF, o qual consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à 2017, indicando que, quanto menor, melhor a relação de troca e mais favorável o índice. Portanto, o cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Metodologia

*A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. A média do mercado brasileiro, em dólar, determina os preços das commodities, baseando-se nas publicações da Agência Estado e CEPEA para fazer os cálculos.

**O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Ureia e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes.

***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita).

****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão.

*****Dados referentes a fevereiro/2024.

Fonte: Mosaic Fertilizantes | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.