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O Ministério da Energia e Recursos Minerais disse na segunda-feira que o julgamento envolveria vários produtores e instituições governamentais, como a Associação da Indústria Automotiva da Indonésia, a Associação de Produtores de Biocombustíveis da Indonésia (Aprobi), a empresa estatal de petróleo e gás Pertamina, a Agência de Gestão do Fundo de Plantações e Ministério da Indústria.
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A Indonésia é o maior produtor e exportador mundial de óleo de palma e biodiesel. Durante 2021, implementou o uso massivo de B30 (30% de teor de biodiesel) para reduzir suas importações de energia e aumentar o consumo de óleo de palma. Agora, o Ministério da Energia disse que planeja testar dois tipos de misturas de B40, uma com 30% de éter metílico de ácidos graxos (FAME) e 10% de éster metílico de palma destilado (DPME), e outra com 30% de FAME e 10% de diesel renovável feito de óleo de palma.
“O uso do B40 deve ser seguido por uma melhoria na qualidade tanto do biodiesel quanto do gasóleo”, disse Dadan Kusdiana, diretor-geral de energia renovável do ministério. Kusdiana disse que o teste de estrada levará cerca de cinco meses e uma decisão sobre a implementação obrigatória do B40 será tomada assim que os testes forem concluídos.
O governo planejava lançar o programa B40 em 2021, mas adiou seus planos devido ao alto preço do óleo vegetal. A Associação Indonésia de Óleo de Palma (GAPKI) espera que o B40 seja finalmente implementado este ano.
Por: Leonardo Gottems | Agrolink